A Ford acaba de apresentar um novo acessório voltado para o bem-estar de pacientes que passaram por mastectomia. Trata-se do SupportBelt, desenvolvido para deixar a direção mais confortável. A ideia veio de Lynn Simoncini, diretora criativa da agência VML. parceira de marketing da Ford. Isto porque Lynn precisou usar o cinto de segurança comum após passar por uma mastectomia dupla, em 2022.
Na ocasião, ela percebeu que a pressão causada pelo cinto no peito ainda em recuperação era muito dolorosa e que deveria afetar muitas pessoas, além dela. Assim, criou um esboçou do que viria a ser o novo suporte da Ford. De acordo com ela, o produto deve atender uma demanda de cerca de 100 mil pessoas que passam por cirurgias de mastectomia ou remoção de tecido mamário nos Estados Unidos todos os anos.
O cinto adaptado é feito de espuma macia e respirável. Além disso, tem a cobertura de um tecido semelhante à camurça. A criação teve participação de pacientes com câncer de mama e médicos especialistas em masectomia. Além de Lynn, a criação teve a estudante de design industrial, Rima Shkoukani, como responsável pela criação do protótipo. Assim, a Ford é a primeira montadora a criar um produto voltado para aliviar o desconforto causado pelo cinto comum na pessoa masectomizada.
Ford já tem patente do cinto de segurança
Inicialmente, o SupportBelt terá distribuição gratuita nos Estados Unidos para pacientes que passaram por mastectomia. A Ford já tem o registro da patente e pretende abrir a produção para outras fabricantes. Além disso, a empresa Lear Corp. será responsável pela produção do primeiro lote do produto. As entregas devem começar no próximo mês. Ademais, a Ford está coletando informações de consumidores interessados em mercados fora dos EUA, incluindo o Brasil. O formulário de interesse está disponível no site oficial da marca.
O produto faz parte do compromisso da Ford com a luta contra o câncer de mama. A empresa apoia a campanha Warriors in Pink, sobre o tema, há mais de 30 anos. “Espero que mulheres de todos os lugares que passaram por essa luta possam sentir o alívio que o SupportBelt oferece”, disse Lynn em texto divulgado pela montadora.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!