Fiat confirma primeiro híbrido flex da Stellantis

Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o primeiro sistema híbrido flex da Stellantis no Brasil será lançado em carros da Fiat. De acordo com comunicado do Grupo, os modelos com a tecnologia Bio-Hybrid já estão em produção no Polo Automotivo de Betim (MG). O lançamento será em novembro. Vale lembrar que o Grupo inclui Citroën, Jeep e Peugeot, entre outras marcas.

“O lançamento do primeiro veículo híbrido flex concebido e produzido no País representa mais um marco para a indústria automotiva brasileira e para a engenharia da Stellantis na América do Sul.”, diz Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul. Segundo ele, a tecnologia foi desenvolvida para a para o mercado brasileiro, e também para outras regiões do mundo “que tenham acesso aos biocombustíveis, como o etanol.”

De acordo com o executivo, a tecnologia vai impulsionar a evolução do setor automotivo e iniciar o processo de nacionalização da eletrificação. Isso, a princípio, vai colocar o Brasil “em uma posição de destaque em relação a outros mercados”, completa.

Embora a marca não tenha dado nomes aos bois, há fortes indícios de que a tecnologia híbrida deverá equipar os SUVs Pulse e Fastback. Ademais, todas as outras marcas da Stellantis no Brasil (Citroën, Jeep, Peugeot e RAM), devem contar com versões híbridas flex no futuro.

Peugeot 2008 também será híbrido flex (Vagner Aquino/Estadão)

Investimento

Segundo a empresa, o total de investimentos na América do Sul chega a R$ 32 bilhões. Como resultado, promete lançar mais de 40 produtos e oito tipos de trens de força nos próximos anos. A produção dos primeiros veículos com tecnologia Bio-Hybrid pode ser integrada a diversos modelos fabricados pela Stellantis. Assim, é compatível com todas as linhas de produção da companhia na região.

Sobre o sistema Bio-Hybrid

Basicamente, o motor será o conhecido Turbo200. Ou seja, 1.0 turboflex com três cilindros e até 130 cv, unido ao conjunto elétrico que substitui o alternador e o motor de partida. Ele fornece energia mecânica e elétrica, que gera torque adicional para mover o carro. Bem como produz energia elétrica para carregar a bateria adicional de íons de lítio de 12 Volts. Esta, por fim, opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O dispositivo gera potência de até 3KW, garantindo mais performance e redução no consumo de combustível.

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