A BYD anunciou nesta semana que atingiu a marca de 1 milhão de unidades produzidas do Song Plus. No Brasil, o SUV só está disponível em versão híbrida, mas na China há ainda a opção de motorização elétrica. A conquista ocorre pouco mais de três anos após o lançamento do modelo, que se torna o primeiro carro eletrificado a alcançar o impressionante número em sua terra natal.
Lançado em 2020 como um SUV posicionado abaixo do Tan (Tang por lá), o Song Plus inicialmente era um veículo somente a combustão. Mas foi descontinuado em 2022 para dar espaço às versões chamadas NEV (New Energy Vehicle). Além de ser fabricado na China, o modelo também é feito no Uzbequistão. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram emplacadas 224.656 unidades do Song Plus globalmente.
As muitas faces do Song Plus
Além do Song Plus com o design vendido no Brasil e que acaba de estrear com a nova geração do conjunto híbrido, há uma versão diferente do SUV que se assemelha ao sedã Seal. Esse carro, aliás, foi flagrado recentemente por aqui e tem chances de estrear no mercado brasileiro. Mas o modelo mais conhecido no País traz motor 1.5 a gasolina de 110 cv e outro elétrico com potência equivalente a 179 cv. Juntos, geram 235 cv e torque de 40,8 mkgf. Seu preço é de R$ 239.800.
Já a versão com visual de Seal estreou primeiro na versão elétrica no ano passado e chegou recentemente à China como híbrido plug-in. O modelo elétrico pode trazer motor elétrico dianteiro de 218 cv com opção de bateria de 71,8 kWh ou de 87 kWh. O híbrido, por sua vez, combina o 1.5 de 110 cv e 12,8 mkgf a um motor elétrico de 197 cv. Este último que deve estrear no Brasil durante o Festival Interlagos, na próxima semana.
Por fim, não podemos deixar de citar o Song Pro, que apesar do nome um pouco diferente, nada mais é que a geração anterior do Song Plus. O carro chegou ao mercado brasileiro no início deste mês como uma alternativa mais barata ao “irmão”. O modelo tem duas versões equipadas com motor 1.5 aspirado a gasolina que trabalha junto de um elétrico, mas o tamanho das baterias muda. A GL, de entrada, tem bateria de 12,9 kWh, enquanto a da GS, de topo, tem 18,3 kWh. Dessa forma, o primeiro entrega 223 cv de potência combinada, enquanto o segundo rende 235 cv.
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