Uma exposição virtual com carros da Porsche batidos, que mostra os corredores do Museu do Louvre, em Paris, viralizou nas redes sociais. Nas imagens aparecem vários esportivos destruídos, como se tivessem sofrido acidentes violentos. Os carros estariam em áreas externas e internas do museu francês, o mais visitado do mundo.
Contudo, as imagens não retratam situações reais. Na verdade, os carros da Porsche destruídos fazem parte de uma campanha de conscientização sobre cuidados no trânsito chamada “Drive Safe” (Dirija com Segurança, em tradução livre). As peças foram feitas com auxílio de inteligência artificial por Cole Kessel. O artista diz que usou a ferramenta Midjourney.
De acordo com Kessel, a inspiração surgiu após ele ficar sabendo de um acidente grave envolvendo um Porsche 911 GT3. Segundo o artista, que já diz ter dirigido um modelo da marca, a ideia era chamar atenção para os perigos de subestimar carros esportivos. Isso se não houver responsabilidade do motorista. “Quando dirigi um Porsche pela primeira vez, me senti invencível”, disse ele em uma conta de rede social. As obras digitais, dessa forma, visam lembrar que, no trânsito, “é melhor chegar atrasado do que não chegar”, como afirma o artista. Confira as imagens criadas por ele.
O Porsche “acidentado”
O esportivo que aparece nas imagens criadas por Kessel com ajuda de IA um Porsche 911 GT3. Segundo dados da marca, o cupê tem motor 4.0 de seis cilindros que gera 510 cv e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. Assim, o artista afirma que sua intenção não é necessariamente causar choque, mas promover reflexões sobre a segurança viária. “A arte tem um papel importante ao lembrar dos nossos limites”, diz ele.
A ação de Kessel, dessa forma, busca impactar a forma como as pessoas percebem a direção de carros de alta performance. Além disso, destaca os perigos que eles podem representar. Evidentemente, caso não haja e responsabilidade nem sejam seguidas as regras de trânsito.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!