• Home
  • PRINCIPAL
  • Exportação de carros chineses para a Europa cresce 61% antes de alta de imposto

Exportação de carros chineses para a Europa cresce 61% antes de alta de imposto

Após a aprovação (com controvérsias) da União Europeia (UE) para o aumento das tarifas para elétricos chineses na Europa em até 45%, medida que deve ser anunciada em 30 de outubro, começou uma corrida nas exportações para o continente. O motivo usado pela organização é a acusação ao governo chinês de financiar e forçar os preços de carros elétricos artificialmente para baixo. Representantes de alguns países, contudo, se abstiveram na votação com medo de retaliações.

Em setembro, a China exportou mais de 60 mil carros para a Europa, um aumento de 61% se comparado ao mesmo mês do ano passado. Assim, as novas taxas devem reduzir o ritmo das exportações, mas a resolução deve ser apenas paliativa. Isso porque diversas montadoras chinesas já anunciaram a construção de fábricas em países europeus. 

Zeekr/Divulgação

Desse modo, as empresas asiáticas conseguirão driblar esse aumento drástico de impostos. Ou seja, a justificativa de “concorrência desleal” usada pela UE para sancionar a medida ficará praticamente obsoleta em alguns anos. Apesar da aprovação das novas tarifas, a comissão da organização garante que as negociações com a China vão continuar para “explorar uma solução alternativa”.

Mas essa proliferação de fábricas chinesas em solo europeu pode agravar um problema local: a sobrecapacidade de produção. Recentemente temos acompanhado crises em fábricas de montadoras nativas, o que ameaça fechar duas unidades da Volkswagen na Alemanha, por exemplo. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, também alertou que a situação pode acelerar o encerramento das atividades de diversas plantas de marcas tradicionais no continente.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube




Inscreva-se

Volkswagen Nivus tem novo visual, mais conectividade e versões inéditas



VEJA MAIS

Fiat Mobi atinge 600 mil unidades produzidas, mas não deve durar muito

Segundo carro mais barato do Brasil hoje (por inacreditáveis R$ 74.990, vale lembrar), o Fiat…

Ford projeta demissão de 4 mil funcionários na Europa

DEUTSCHE WELLEi DEUTSCHE WELLE https://motorshow.com.br/autor/deutsche-welle/ 21/11/2024 – 8:20 A gigante automotiva norte-americana Ford afirmou nesta…

BYD terá marca de luxo no Brasil e quer desafiar Porsche; veja

Sob o guarda-chuva da BYD, há marcas como Bao, YangWang e Denza. Por ora, nenhuma…