• Home
  • PRINCIPAL
  • Estudo convence Hyundai a manter botões nos painéis dos carros

Estudo convence Hyundai a manter botões nos painéis dos carros

A Hyundai decidiu seguir um caminho diferente com relação ao design de seus painéis de controle. Isso porque, a marca optou por manter botões físicos para algumas funções. Essa decisão ocorre em resposta aos resultados de uma pesquisa da empresa, que apontou a preferência dos motoristas por controles físicos, em vez dos painéis com superfícies sensíveis ao toque. Embora o uso de telas sensíveis ao toque seja cada vez mais adotado por montadoras como Tesla, Volvo, Xiaomi e BYD, a pesquisa sugere que muitos usuários valorizam a praticidade e o acesso direto dos botões tradicionais.

A pesquisa da Hyundai foi realizada na América do Norte. De acordo com a análise, os motoristas preferem os botões físicos para executar funções cotidianas, especialmente no ajuste da temperatura do ar-condicionado. “Não somos totalmente contra as telas sensíveis ao toque, mas alguns controles precisam estar ao alcance de forma intuitiva”, afirmou Ha Hak-soo, chefe da divisão de design da Hyundai. O executivo também destacou que, se a pesquisa fosse ampliada para outras regiões, o resultado seria semelhante. Isso porque, sendo ele, a necessidade de acessibilidade parece ser uma constante entre os motoristas.

Inicialmente, a Hyundai chegou a se inspirar no sistema de entretenimento centralizado da Tesla, com comandos concentrados em uma grande tela. Porém, a marca reconsiderou a abordagem após notar o feedback dos consumidores. “À medida que implementamos telas em nossos carros, também testamos controles por toque, mas percebemos que os usuários se frustravam ao tentar utilizar essas funções”, explicou Hak-soo. Durante os testes, ficou claro que muitos motoristas ficavam irritados quando não conseguiam acessar rapidamente certos controles.

Mudanças em outras montadoras, além da Hyundai

A Hyundai não está sozinha na reavaliação. Montadoras como a Volkswagen também anunciaram uma revisão de seus painéis de toque após enfrentarem reclamações dos clientes. Isso porque a decisão de substituir os botões por superfícies sensíveis gerou insatisfação, principalmente em funções de entretenimento e nos controles no volante. Agora, a Volkswagen promete retornar a um design mais prático, integrando botões físicos nas próximas gerações de seus veículos.

Essa tendência aponta para uma nova direção na indústria automotiva, na qual um equilíbrio entre tecnologia digital e funcionalidade prática parece ser a meta. A Honda já vem adotando essa abordagem, como visto na nova geração do Fit, que substituiu os controles de toque do sistema de ar-condicionado por botões convencionais.

Jornal do Carro também está no Instagram!



VEJA MAIS

Fiat Mobi atinge 600 mil unidades produzidas, mas não deve durar muito

Segundo carro mais barato do Brasil hoje (por inacreditáveis R$ 74.990, vale lembrar), o Fiat…

Ford projeta demissão de 4 mil funcionários na Europa

DEUTSCHE WELLEi DEUTSCHE WELLE https://motorshow.com.br/autor/deutsche-welle/ 21/11/2024 – 8:20 A gigante automotiva norte-americana Ford afirmou nesta…

BYD terá marca de luxo no Brasil e quer desafiar Porsche; veja

Sob o guarda-chuva da BYD, há marcas como Bao, YangWang e Denza. Por ora, nenhuma…