A Hyundai decidiu seguir um caminho diferente com relação ao design de seus painéis de controle. Isso porque, a marca optou por manter botões físicos para algumas funções. Essa decisão ocorre em resposta aos resultados de uma pesquisa da empresa, que apontou a preferência dos motoristas por controles físicos, em vez dos painéis com superfícies sensíveis ao toque. Embora o uso de telas sensíveis ao toque seja cada vez mais adotado por montadoras como Tesla, Volvo, Xiaomi e BYD, a pesquisa sugere que muitos usuários valorizam a praticidade e o acesso direto dos botões tradicionais.
A pesquisa da Hyundai foi realizada na América do Norte. De acordo com a análise, os motoristas preferem os botões físicos para executar funções cotidianas, especialmente no ajuste da temperatura do ar-condicionado. “Não somos totalmente contra as telas sensíveis ao toque, mas alguns controles precisam estar ao alcance de forma intuitiva”, afirmou Ha Hak-soo, chefe da divisão de design da Hyundai. O executivo também destacou que, se a pesquisa fosse ampliada para outras regiões, o resultado seria semelhante. Isso porque, sendo ele, a necessidade de acessibilidade parece ser uma constante entre os motoristas.
Inicialmente, a Hyundai chegou a se inspirar no sistema de entretenimento centralizado da Tesla, com comandos concentrados em uma grande tela. Porém, a marca reconsiderou a abordagem após notar o feedback dos consumidores. “À medida que implementamos telas em nossos carros, também testamos controles por toque, mas percebemos que os usuários se frustravam ao tentar utilizar essas funções”, explicou Hak-soo. Durante os testes, ficou claro que muitos motoristas ficavam irritados quando não conseguiam acessar rapidamente certos controles.
Mudanças em outras montadoras, além da Hyundai
A Hyundai não está sozinha na reavaliação. Montadoras como a Volkswagen também anunciaram uma revisão de seus painéis de toque após enfrentarem reclamações dos clientes. Isso porque a decisão de substituir os botões por superfícies sensíveis gerou insatisfação, principalmente em funções de entretenimento e nos controles no volante. Agora, a Volkswagen promete retornar a um design mais prático, integrando botões físicos nas próximas gerações de seus veículos.
Essa tendência aponta para uma nova direção na indústria automotiva, na qual um equilíbrio entre tecnologia digital e funcionalidade prática parece ser a meta. A Honda já vem adotando essa abordagem, como visto na nova geração do Fit, que substituiu os controles de toque do sistema de ar-condicionado por botões convencionais.