No Brasil, as vendas de veículos elétricos estão em alta desde que os chineses chegaram com seus modelos acessíveis. Mas, nos Estados Unidos, o cenário é outro. Os carros a bateria de montadoras da China, como a BYD, foram sobretaxados. E isso restringiu os norte-americanos, que não parecem muito empolgados com EVs. Para piorar, uma pesquisa do site iSeeCars mostra vários elétricos entre os 15 veículos que mais desvalorizaram nos EUA em 2024.
Isso corrobora com o estudo recente feito pela Deloitte, que apontou que, mesmo com reduções nos preços e com incentivos federais, os norte-americanos ainda preferem veículos a combustão.
Mas há outros pontos. Por exemplo, o interesse em veículos por assinatura entre o público mais jovem tem aumentado em alguns países, em razão de incertezas sobre as condições econômicas e capacidade financeira. Dessa forma, os dados mostram que, na Índia, país com o maior índice, o número chega a 67% dos entrevistados, seguido por China (48%), Sudeste da Ásia (36%), Japão (34%), Alemanha (29%), Estados Unidos (28%) e Coreia do Sul (26%).
Quais são os elétricos que mais desvalorizaram nos EUA
De acordo com o levantamento do site iSeeCars, entre os 15 carros menos valorizados dos EUA, seis são 100% elétricos. Assim, o que teve maior desvalorização foi o Tesla Model 3. Quem comprou o modelo por US$ 34,4 mil há 12 meses (cerca de R$ 189,4 mil na cotação atual) viu o valor recuar 24,8%. Ou seja, um Model 3 usado custa US$ 25,9 mil ou cerca de R$ 143 mil. O cálculo não considerou valores adicionais, como impostos por importação, por exemplo.
Depois do Tesla vêm os modelos Nissan Leaf (20,2% de desvalorização em 12 meses) e Hyundai Kona (10.2%), formando o pódio dos carros mais desvalorizados no último ano. Modelos como Chevrolet Bolt EV e Mercedes-AMG GT, que é hibrido, também aparecem na lista. Confira o ranking completo dos atuais valores dos seminovos nos EUA e qual foi a desvalorização:
- 1º) Tesla Model 3 – Preço do seminovo: US$ 25,9 mil (-24.8%)
- 2º) Kia Niro EV – US$ 21,6 mil (-21%)
- 3º) Maserati Levante – US$ 43,7 mil (-20.2%)
- 4º) Nissan Leaf – US$ 16,2 mil (-20.2%)
- 5º) Hyundai Kona EV – US$ 21,4 mil (-10.2%)
- 6º) Chevrolet Bolt EV – US$ 17,8 mil (-18.3%)
- 7º) Jaguar E-Pace – US$ 26,4 mil (-16.3%)
- 8º) Range Rover Sport – US$ 53 mil (-15.2%)
- 9º) Range Rover Evoque – US$ 30,5 mil (-15%)
- 10º) Range Rover Velar – US$ 37,6 mil (-15%)
- 11º) RAM 1500 Classic – US$ 26,4 mil (-14.9%)
- 12º) Mercedes-AMG GT – US$ 79,8 mil (-13.9%)
- 13º) BMW X7 – US$ 55,3 mil (-13.5%)
- 14º) BMW X2 – US$ 24,8 mil (-13.4%)
- 15º) Tesla Model S – US$ 53,1 mil (-4.8%)