Apostando na criação de um novo nicho na Europa, a romena Dacia (que vende modelos no Brasil sob a marca Renault) entrará com o SUV médio Bigster no mercado, como opção barata no segmento. Trata-se de um movimento inédito, uma vez que não é comum ver modelos de baixo custo entre a categoria dos médios, por exemplo. O modelo segue a linha do SUV Duster, agora aplicada a um segmento superior.
Seguindo elementos emprestados do irmão menor Duster (que futuramente virá ao Brasil sob a marca Renault), o Bigster teve suas linhas imaginadas em uma projeção, feito pelo perfil alemão LARSONdesign no Instagram. Segundo o conceito apresentado no passado, estamos falando de um SUV que mede 4,6 metros de comprimento. Além disso, pode-se esperar um modelo com bitolas mais largas, bem como caixas de rodas mais espaçadas, por conta disso.
SUV médio Bigster usará plataforma alongada do Renault Duster
Assim, podemos esperar a mesma plataforma CMF-B do Duster, aproveitando a dianteira até a coluna B do irmão Duster. Da coluna B em diantes, pode-se esperar portas traseiras maiores, para facilitar o acesso à terceira fileira de bancos, por exemplo, compensando a base necessariamente mais longa. Algo que já existe no VW Tiguan Allspace. O modelo deverá ter colunas D grandes, que contrastam com o visual “clean” da parte traseira, mas reforçam a proposta “parruda” do desenho.
Entretanto, é pouco provável que vejamos o SUV Bigster por aqui sob o nome Renault, uma vez que a marca possui outros planos para o mercado nacional. Mesmo assim, o modelo deverá ser uma resposta de classe superior a outro modelo de sete lugares da Dacia: o Jogger. Por fim, completam o visual da projeção maçanetas embutidas no alto das portas, favorecendo um visual mais limpo e moderno ao modelo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!