Quando se pensa em modelos usados da Chevrolet, antes mesmo de nomes como Onix e Celta, o Corsa ainda tem sua preferência pelo público. Lançado no Brasil em 1994, em substituição ao obsoleto Chevette, fez grande sucesso pelas linhas arredondadas, espaço interno, baixo custo de manutenção e injeção eletrônica. Aperfeiçoado ao longo dos anos, teve duas gerações, e versões sedã, esportiva, perua e picape, ficando no mercado até 2012. A versão Classic foi mais longe: até 2016.
Mesmo fora de linha há 12 anos, já em sua forma final Classic, o Corsa ainda mantém bons números de venda, e tem versões já isentas de IPVA, por exemplo. No último mês de julho, por exemplo, o modelo vendeu 18.114 unidades, segundo a Fenabrave. Isso o coloca à frente de modelos rivais como o Fiat Siena, e outros até de categoria superior, como o Honda Civic. Assim, separamos três versões que você deve considerar a compra.
Corsa Hatch Maxx 1.4 2012
O ano de 2012 marcou o fim da linha para a linha Corsa, em específico para a segunda geração (chamada ‘Corsa C’). Falando especificamente da linha Maxx 1.4, o conjunto oferece o motor mais moderno da linha, com até 104 cv e 13,4 mkgf (etanol), em substituição ao 1.8 anterior. Versão intermediária, costuma oferecer itens como ar, direção, vidros e travas elétricas. Seu preço, segundo a tabela FIPE é de R$ 29.020, mas os preços costumam orbitar até os R$ 33 mil, segundo sites pesquisados pelo JC.
Chevrolet Classic Advantage
O Classic, já no fim da vida, era o sedã mais barato da marca, ainda mantendo a mesma carroceria dos anos 1990, porém com um facelift inspirado em um modelo chinês. Básico, pode ser uma opção para quem precisa de quatro portas e um generoso porta-malas, sem pagar valores superiores a R$ 35 mil. No caso, o único motor disponível é o 1.0 VHC-E, de até 77 cv e 9,7 mkgf de torque. Em especial, recomendamos a versão Advantage, mais completa oferecida, com airbag duplo e freios ABS. Segundo a FIPE, seu preço é de R$ 33.059, mas encontramos unidades até R$ 5 mil mais baratas.
GM Corsa GLS 1.6
Esta opção é mais antiga, mas pode valer a pena. A linha GLS foi a fornada mais completa já oferecida no Corsa Sedã (não confundir com ‘Corsa Classic’ ou mesmo ‘Classic’). Apelidada de “baby-Vectra”, tinha direção hidráulica, ar, direção, bancos de veludo e o mais potente motor já oferecido nessa carroceria: o 1.6 8v de 92 cv e 13 mkgf de torque. Contudo, não foi sua única aparição: o motor 1.6 chegou a ser oferecido na linha Corsa Classic, mas pareado ao raríssimo câmbio automático de quatro marchas.
Por se tratar de um modelo mais antigo, o valor de R$ 10.633 dito pela FIPE é constantemente ignorado, mas é uma opção a se considerar. A favor do ‘Corsinha’ estão a manutenção barata e robusta, o baixo consumo e a boa dirigibilidade.
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