Há quase um ano, mais precisamente em julho de 2023, o Chevrolet Blazer EV começou a ser produzido. Já com chegada confirmada ao Brasil, o SUV com motorização elétrica começou dar o ar da graça em terras tupiniquins. É tanto que o modelo já tem unidades emplacadas no País, conforme informou o perfil Placa dos Carros, do Instagram. Sem contar que o modelo já teve até flagra publicado pelo Jornal do Carro no dia 17 de maio, onde uma unidade foi fotografada pelo perfil Placa Verde, no interior paulista.
Ainda não se sabe quanto a GM cobrará pelo Chevrolet Blazer EV no Brasil. Entretanto, nos Estados Unidos (onde o modelo sofreu com problemas de software e, por isso, teve chegada postergada), o SUV parte de US$ 48.800 (quase R$ 263 mil, na conversão direta) na configuração base LT AWD, conforme o site local da fabricante. E, lembrando, por lá, tem incentivo, onde há crédito fiscal de US$ 7.500.
Ainda no tema preços, no Brasil, a GM não deve manter a faixa de R$ 280 mil ocupada pela linha Bolt, que logo logo deixará as revendas do País. Afinal, o lançamento do Blazer é o início de uma nova fase do plano de eletrificação da marca, com modelos baseados na arquitetura Ultium. Ou seja, a mesma de GMC Hummer EV e Cadillac Lyriq. Portanto, trata-se de algo mais sofisticado.
O carro
No design, o Blazer é diferente de tudo o que você já viu. Ou seja, esqueça aquele SUV derivado da picape S10, vendido na década de 1990, e que depois ganhou o prenome “Trail” e se tornou Trailblazer. O modelo é bem moderno, com faróis posicionados acima da grade (aliás, imitação, porque a peça é fechada) e iluminados por LEDs de uma ponta a outra. Para dar um ar de esportividade, tem um perfil parrudo e linhas agressivas, como a passagem de ar nas caixas de rodas (na dianteira). Tem vários apliques em preto brilhante e, atrás, lanterna estilo bumerangue.
Por dentro, central multimídia de 17,7″ levemente inclinada para o motorista e quadro de instrumentos digital de 11″. Revestimento de couro (pode ser bicolor) e saídas de ar arredondadas dão um toque diferenciado. Dentre as tecnologias, tem até o sistema Super Cruise (versão topo), com condução autônoma real, sem interferência do motorista. Claro, isso não vai funcionar no Brasil, por conta das leis. Ademais, tem frenagem automática de emergência, estacionamento automático, detector de pedestres e por aí vai.
Versões
No portfólio, além da LT (tração integral e quase 400 km de autonomia), têm duas RS – AWD (tração integral) e RWD (tração traseira) -, bem como a SS AWD. Embora aposte-se no modelo topo de linha SS, quem deve chegar, de fato, ao Brasil é a configuração RS. Afinal, é ela quem figura os flagras feitos no País. Tem, além de motor elétrico de 292 cv e 46 mkgf de torque, barra na dianteira e gravatinha da Chevrolet iluminadas, head-up display e detalhes do acabamento na frente pintados de preto. A central multimídia terá elementos nativos e não oferecerá conexão com Apple CarPlay e Android Auto.
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