• Home
  • PRINCIPAL
  • Carros elétricos fazem até mais de 50 km/l; veja os mais econômicos

Carros elétricos fazem até mais de 50 km/l; veja os mais econômicos

Modelos elétricos também utilizam medições de consumo, mas o que realmente determina sua eficiência é o consumo energético. O Inmetro, através do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), estabeleceu uma ordem entre os veículos que utilizam menos megajaules (MJ) para rodar um quilômetro, por exemplo.

O Joule (J), unidade específica para medir energia mecânica, significa que quanto menor o número de MJ/km, menos energia o carro precisa para percorrer determinada distância. O PBEV registra as emissões de dióxido de carbono e o consumo de combustível em ciclos urbanos e rodoviários, para cada carro homologado no Brasil, permitindo uma comparação justa.

As medições, feitas em testes externos e laboratórios, utilizam a norma ABNT NBR 7024 para carros a combustão e híbridos, e a americana SAE J1634 para veículos elétricos. Além disso, os modelos também tem seu consumo apresentado em km/l, facilitando a comparação com modelos a combustão, por exemplo.

BYD/Divulgação

Atualmente, o elétrico mais econômico do País é o BYD Dolphin Mini. O modelo tem consumo energético de 0,41 MJ/km, e segundo o Inmetro, o subcompacto faz 58,6 km/l na cidade, e 41,9 km/l na estrada. Logo em seguida está outro BYD: o Dolphin GS, com consumo energético de 0,41 MJ/km. Ainda segundo o Inmetro, o consumo na cidade é de 51,9 km/l e, na estrada, de 43,5 km/l.

Em terceiro está o Hyundai Kona, cuja mova geração chega neste semestre. O SUV tem consumo energético de 0,44 MJ/km, equivalente a 52,5 km/l na cidade e 40,6 km/l na estrada. Fechando o top 5, estão dois modelos: o Renault Kwid E-Tech, com consumo energético de 0,44 MJ/km, equivalendo a 52,7 km/l na cidade e 39,6 km/l na estrada, e o Caoa Chery iCar, com consumo energético de 0,46 MJ/km, o traduzindo-se em 50,8 km/l na cidade e 38,6 km/l na estrada.

A segunda metade da lista dos elétricos mais econômicos

elétricos
KRPIX/ESTADÃO

Na segunda metade da lista, na sexta posição, está o Fiat 500e. O subcompacto elétrico tem consumo de consumo energético de 0,46 MJ/km, equivalente a 47,3 km/l na cidade e 40,4 km/l na estrada. Sua autonomia, entretanto, é pequena e digna de críticas: apenas 227 km. Em sétimo, está o SUV JAC E-JS4, e seu consumo energético é de 0,47 MJ/km, equivalendo a 47,5 km/l na cidade e 39,1 km/l na estrada.

Fechando o top 10, estão três modelos. O primeiro deles é o Chevrolet Bolt, com um consumo energético de 0,48 MJ/km, equivalente a 47,2 km/l na cidade e 38,2 km/l na estrada. Além disso, em oitavo, está o Volvo C40, com consumo energético de 0,49 MJ/km, equivalente a 42,2 km/l na cidade e 38,4 km/l na estrada. E por fim o JAC E-JS1, com consumo energético de 0,50 MJ/km, equivalente a 46,6 km/l na cidade e 35 km/l na estrada. Sua autonomia é a menor da lista, com apenas 161 km, por exemplo.

Volvo EX30
Volvo/Divulgação

A lista total ainda contempla os seguintes modelos, em ordem crescente de consumo energético: JAC E-J7 (0,50 MJ/km), GWM Ora 03 (0,51 MJ/km), Renault Megane E-Tech (0,51 MJ/km) e Volvo EX30 (0,52 MJ/km).

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube


Inscreva-se

Chevrolet Blazer renasce elétrico e mira SUVs de BMW e Porsche



VEJA MAIS

Novo Mini Cooper S Sport chega ao Brasil com 2024 cv: veja preço

Os fãs do Mini Cooper podem comemorar, pois uma nova versão chegou ao Brasil. Trata-se…

Jaguar causa polêmica que envolve Elon Musk; você, o que acha?

A Jaguar, uma das marcas mais tradicionais do setor automotivo, revelou uma transformação completa da…

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…