Ao longo deste primeiro trimestre, a BYD já descarregou no Porto de Suape (PE) quase 10 mil carros. Entre eles, na leva mais recente da montadora chinesa, estão o sedã King – que deve estrear em breve no Brasil – e o SUV Song Pro. Agora, a marca tem um novo desafio pela frente: bater a meta de trazer ao Brasil cerca de 100 mil veículos elétricos e híbridos.
Enquanto a BYD não inicia suas operações na fábrica em Camaçari (BA), a estratégia para trazer novos modelos ao mercado nacional é por meio do Porto de Suape com o navio Explorer No 1. No mês passado, por exemplo, 5.469 veículos da BYD chegaram aqui por meio do navio, que levou cerca de 27 dias de viagem entre a China e o Brasil.
Desta forma, a montadora chinesa planeja trazer 100 mil automóveis elétricos e híbridos antes do dia 1º de julho. Isso porque, a partir desta data, entrará em vigor a nova alíquota de importação para este tipo de veículo. Contudo, a tarefa é um desafio para a BYD, tendo em vista que o Explorer No. 1 tem capacidade somente para 7 mil veículos.
Caso a marca consiga alcançar esta meta, o resultado pode ser benéfico aos consumidores, pois dificilmente ocorrerá aumento no valor dos veículos. Além disso, esta poderá ser a maior leva de carros importados que uma montadora já trouxe ao Brasil em um curto período de tempo.
Carros eletrificados pagarão mais impostos a partir de julho
Em 1º de janeiro deste ano, o imposto para veículos elétricos e híbridos entregou em vigor novamente. A alíquota estava extinta para elétricos desde 2015 e era de até 4% para híbridos. De acordo com comunicado do governo federal, “a resolução traz ainda cotas globais para importação sem imposto, também estabelecidas por modelo e com valores decrescentes até julho de 2026. As empresas têm até 30 de junho de 2026 para continuar importando com isenção até determinas cotas de valor”.
Assim, ficou decidido que as porcentagens de tributação seriam feitas gradualmente. Por exemplo, no caso de veículos híbridos, a alíquota do imposto começou com 15%. Na sequência, passa para 25% em julho de 2024, 30% em julho de 2025 e, por fim, chega a 35% em julho de 2026. No caso dos híbridos plug-in, começou em 12% e passará para 20% em julho de 2024, 28% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026. Enquanto para os elétricos, a alíquota iniciou em 10% em janeiro de 2024 e passará para 18% em julho de 2024, 25% em julho de 2025 e 35% no mês de julho de 2026.
King e Song Pro já estão em testes no Brasil
A BYD deve estrear no mercado brasileiros mais dois modelos híbridos: o sedã King e o SUV Song Pro. Aliás, tal como mostrou o Jornal do Carro, os modelos foram flagrados recentemente em testes de validação pelo País. Os modelos chegaram junto do último lote de veículos trazidos pelo navio da marca, o Explorer 1. O BYD King deve estrear em breve no Brasil e está disponível nas versões 100% elétrica ou híbrida. O veículo traz 1.200 km de autonomia, fruto de uma combinação com a bateria Blade de 18,3 kWh. No mercado mexicano, o modelo foi lançado com o preço competitivo de R$ 152 mil (499.800 pesos).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato.
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.