Ao contrário dos carros em si, o ranking das marcas mais vendidas em maio praticamente não sofreu alterações na comparação com abril. De acordo com números da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, a Fiat se mantém na liderança e já emplacou 182.297 veículos do começo do ano para cá. Muito disso se deve aos altos números de vendas da picape Strada, a mais emplacada entre todos os automóveis e comerciais leves do País. Na sequência, permanece a VW. E a GM estacionou no terceiro posto da lista.
Surpresa, mesmo, só no fim da lista, onde a Volvo desbancou a Mercedes-Benz e pulou da 20ª para a 19ª colocação de abril para maio. Em números, a marca sueca vendeu 927 unidades a mais de um mês para o outro. Isso, em síntese, se deve às vendas do novo EX30, o SUV compacto com motorização elétrica que a marca lançou há duas semanas. A marca da estrela, no entanto, baixou da 19ª para a 20ª posição.
Entre as fabricantes premium, em síntese, a Audi também perdeu o posto e, agora, quem fecha a lista é a Porsche. A marca alemã ficou na 21ª posição do ranking com suas 2.419 unidades vendidas.
Centrão
Assim como registrado no fechamento de abril, em maio, a BYD ficou colada na Honda. Mas não ultrapassou, afinal, todos os principais players da marca chinesa registraram queda em relação ao mês anterior. Em números, só o Dolphin Mini caiu das surpreendentes 3.143 unidades, em abril, para 2.104, em maio. Do mesmo modo, Dolphin (de 1.619 para 1.145) e Song Plus (1.699 para 1.560) também amargaram baixa nas vendas. Ainda assim, a fabricante se manteve acima da Caoa Chery, que ficou mais uma vez de fora do top ten.
Longe dos motores eletrificados, quem se deu bem em maio foi a RAM. A marca de picapes, embora não tenha registrado grandes oscilações nos números de vendas em si, continua na frente da GWM (que acaba de lançar a versão intermediária do Haval H6) e da Peugeot. Por fim, Mitsubishi e BMW mantiveram, respectivamente, a 17ª e a 18ª posições. O ranking geral, números registrados no acumulado do ano e o market share de cada fabricante, você confere abaixo.
1ª) Fiat: 182.297 (20,84%)
2ª) Volkswagen: 137.796 (15,76%)
3ª) General Motors: 112.553 (12,87%)
4ª) Toyota: 74.302 (8,50%)
5ª) Hyundai: 68.489 (7,83%)
6ª) Renault: 45.905 (5,25%)
7ª) Jeep: 43.717 (5%)
8ª) Nissan: 34.791 (3,98%)
9ª) Honda: 30.625 (3,50%)
10ª) BYD: 27.226 (3,11%)
11ª) Caoa Chery: 23.004 (2,63%)
12ª) Ford: 15.433 (1,76%)
13ª) Citroën: 12.273 (1,40%)
14ª) RAM: 11.894 (1,36%)
15ª) GWM: 9.989 (1,14%)
16ª) Peugeot: 9.414 (1,08%)
17ª) Mitsubishi: 8.752 (1%)
18ª) BMW: 6.056 (0,69%)
19ª) Volvo: 2.972 (0,34%)
20ª) Mercedes-Benz: 2.933 (0,34%)
21ª) Porsche: 2.419 (0,28%)
Siga o Jornal do Carro no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato.
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.