As novas tecnologias têm desempenhado um papel ativo no aprimoramento da segurança nos veículos. Atualmente, os modelos já contam com pacotes de segurança que trazem detector de pessoas ao redor e câmera 360º, por exemplo. Desta forma, a marca alemã Bosch está apostando no desenvolvimento de um projeto intitulado Interior Sensing Solutions, que promete alertar sobre a presença de crianças no banco traseiro.
Não é raro ver no noticiário casos de crianças esquecidas no banco do passageiro e que acabam vindo à óbito. Por isso, segundo a Bosch, a criação do software tem como objetivo “aumentar a segurança de todos os passageiros do veículo”.
Assim, esta tecnologia trabalhará detectando movimentos dentro do carro ou, até mesmo, apenas a presença de crianças e bebês, mesmo que estes estejam dormindo ou em silêncio. A marca alemã apresentou o novo recurso aos jornalistas durante uma visita à sede da empresa em Renningen, na Alemanha.
Novo software da Bosch alerta motoristas
Além de avisar sobre crianças no banco traseiro, o novo software também poderá detectar se o motorista está distraído, sonolento, bebendo, fumando, ou fazendo qualquer movimento irregular. Caso isto aconteça, o recurso emitirá um alerta de segurança. Ah, e para quem tem o costume de “enganar” o sistema colocando o cinto de segurança para trás – ou seja, de forma errada – isto não será mais possível.
O software também conta com câmeras dentro do veículo, incluindo uma que atua em conjunto com um monitor ótico. Na experiência que o Jornal do Carro teve com o sistema, o monitor identificou a presença de adultos no carro por meio da cor verde. Em outra simulação, o software apontou a presença de uma criança no carro por meio de uma cor diferente.
Também foi possível ver que a tecnologia “segue” o olhar do motorista. Assim, pode-se saber se o condutor está com foco na direção ou se tem alguma distração no celular, por exemplo. É possível também que posteriormente este software ganhe um upgrade como, por exemplo, o acionamento automático do ar-condicionado ou um alerta no telefone, para o caso de crianças esquecidas.
De acordo com a Bosch, as novas normas de segurança na União Europeia exigem que todos os novos modelos devem contar com um sistema de detecção de sono do motorista a partir de julho de 2024. Além disso, todos os novos veículos deverão ter o sistema de detecção de distração do condutor a partir de julho de 2026. A previsão é de que o novo sistema da marca alemã chegue em breve ao mercado por meio das fabricantes.
*Jornalista viajou a convite da Bosch Brasil
Siga o Jornal do Carro no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato.
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.