Cerca de nove meses após o Audi Q8 ser revelado, duas novas versões esportivas estreiam na linha do SUV: RS Q8 e o inédito RS Q8 Performance. Ambos são equipados com um V8 4.0 biturbo, mas com dados de potência, torque e desempenho distintos. De acordo com a Audi, esse é o motor a combustão mais potente produzido em série na história da marca – já o mais potente no geral é o do elétrico e-tron GT, com 912 cv.
O primeiro entrega 600 cv e 60,2 mkgf, o que lhe dá fôlego para chegar aos 100 km/h em 3,8 segundos e atingir máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Já o segundo consegue ser ainda mais bruto – são 640 cv e impressionantes 86,7 mkgf. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e chega aos 280 km/h de velocidade máxima. Além disso, a configuração de topo tem um sistema de escape feito sob medida para deixar seu rugido ainda mais gutural.
Trabalhando em conjunto com o V8 estão o câmbio automático de oito marchas e a famosa tração integral quattro. Os dois têm também um diferencial central mecânico e suspensão a ar adaptativa, que pode aumentar ou reduzir a altura da carroceria em até 90 mm. Outro recurso interessante presente nos SUVs é o sistema de estabilidade eletromecânico ativo de rolagem, que reduz as inclinações laterais. Por fim, o modelo traz ainda de série esterçamento das quatro rodas.
Mas detalhes sobre o Audi RS Q8
O RS Q8 tradicional vem com enormes discos de freio dianteiros de 420 mm com pinças de 10 pistões, além de discos de 370 mm na traseira. O Performance, por sua vez, recebe discos de freio de carbono-cerâmica, com 440 mm na frente e 370 mm atrás. Essa versão mais apimentada também pode ser equipada com rodas de 23” exclusivas que são mais leves que as de aro 22 que vêm de série.
Na parte visual, a dupla se distingue por conta dos detalhes no acabamento externo. Enquanto o modelo de entrada traz espelhos retrovisores, spoiler dianteiro, molduras das janelas e difusor traseiro na cor preta brilhante, o de topo recebe finalização cinza fosca nas mesmas peças. Há também três novas opções de cores no catálogo. Para o interior, os compradores poderão escolher três pacotes da linha RS nas cores vermelha, cinza e azul. Cada um inclui volante forrado de Alcantara, microfibra no console central e bancos esportivos perfurados, por exemplo.
A dupla estreou no mercado europeu neste mês com preços que começam em 141.900 euros (cerca de R$ 836 mil na conversão direta) para o RS Q8. Já o RS Q8 Performance parte de 155.700 euros (aproximadamente R$ 917 mil).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato.
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.