A Audi revelou a versão elétrica da linha A6, agora acompanhada do sobrenome E-Tron. Foram apresentados as versões Sportback e Avant, estes equipados com tração traseira, além da variante esportiva S6, que conta com a tração integral. A novidade é a segunda dentro da marca a utilizar a plataforma PPE (Plataforma Elétrica Premium), a mesma usada pela Porsche, e já existente no SUV Q6 E-Tron, por exemplo.
As linhas do sedã e da perua respeitam consideravelmente as apresentadas no A6 E-Tron Concept, contribuindo para um desenho harmonioso. Além disso, as linhas favorecem a aerodinâmica, o que pode explicar o alcance elétrico prometido de 750 km na versão Sportback (720 km na Avant). Ajudam os números os bons coeficientes aerodinâmicos do sedã-cupê (0,21 cx) e da perua Avant (0,24 cx).
Por fora, detalhes do desenho favorecem a fluidez de ar pela carroceria. Um desses exemplos são as tomadas de ar no para-choque dianteiro, capazes de criar cortinas de ar que circundam as rodas, e que podem se ainda mais efetivas se o comprador optar por calotas aerodinâmicas. Há também assoalho plano, difusor de ar traseiro e até os famosos retrovisores digitais (substituídos por câmeras).
Linha A6 E-Tron é focada na aerodinâmica
Na traseira, uma enorme barra, composta de painéis OLED customizáveis, atravessam de ponta a ponta os modelos, independente da carroceria. Ainda sobre as lanternas, o motorista ou o modo de condução usado pelo modelo podem alterar a iluminação dos painéis. Além disso, há a presença também do logotipo da marca, iluminado, em determinadas versões.
Seguindo a atual tendência estilística do mercado, um conjunto ótico duplo está presente na dianteira, com um fino conjunto de LEDs na parte superior, e o conjunto principal, também de LEDs, logo abaixo. Logo em seguida, duas entradas de ar ajudam a canalizar o ar da dianteira, e formam vincos imponentes vincos no para-choque. Além disso, destaca-se a grade dianteira, na cor do veículo.
Por dentro, tanto o motorista quanto o passageiro são recebidos por telas, sendo o primeiro usuário do painel de instrumentos digital (11,1 polegadas) e central multimídia (14,5 polegadas), além de um head-up display. Levemente inclinadas no sentido de quem dirige, a peça parece integrar as duas telas em um só espaço, por exemplo. Entretanto, o passageiro não fica desassistido: há uma tela menor, de 10,9 polegadas, para o carona, com modo “privacidade”, que impede o motorista de acompanhar o que se passa ali.
Assim como já existe em alguns modelos do Grupo VW, a central multimídia é compatível com a integração ao ChatGPT, capaz de auxiliar nos comandos exigidos, algo que faz parte do sistema Android Automotive OS embarcado. Além disso, o sistema recebe atualizações de seus aplicativos pela internet, por exemplo.
Audi A6 E-Tron usa mesma plataforma elétrica do Porsche Macan EV
Na versão com apenas um motor traseiro, o A6 conta com 387 cv, com 0 a 100 km/h de 5,4 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. Na versão mais quente S6, a potência aumenta para 417 cv, graças a dois motores, sendo um deles na dianteira, melhorando o 0 a 100 km/h (3,9 s) e a velocidade máxima (240 km/h). Entretanto, não espere ganhos na autonomia. No S6 Sportback, seu alcance é de 670 km, e na S6 Avant é de 640 km.
Sua arquitetura elétrica PPE de 800V conta com baterias mais modernas, compostas por 12 módulos e 180 células prismáticas, com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 kWh líquidas). Assim, aceitam até 270 kW de potência de recarga DC e 11 kW em AC, com uma atualização para 22 kW prevista futuramente.
Por fim, no mercado europeu, as encomendas do modelo começam já começam a ser aceitas no mês de setembro. Perguntada sobre a chegada do modelo ao mercado sul-americano, e por sua vez, o brasileiro, a marca afirmou que ainda não há uma data para sua chegada, mas ao decorrer de 2025 haverá mais informações.
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