Bastante conhecida – e comentada – no Brasil, a BYD vai ampliar seus horizontes e passará a atacar o mercado de luxo. Para isso, contará com o reforço das marcas chinesas Bao, Denza e YangWang no País. Assim, as novatas ficarão sob um mesmo guarda-chuva da BYD. Para ampliar sua participação de mercado, o grupo promete abrir 80 novas concessionárias nos próximos anos no País.
Para saber o que esperar das novidades, demos duas voltas no circuito de Guangzhou ao volante do YangWang U8. Ainda não há previsão do SUV de luxo ao País. Para isso, o modelo híbrido, com peso superior a 3,5 toneladas, exigiria registro de veículo pesado. Ou seja, não poderia ser conduzido por pessoas com CNH de categoria B, por exemplo. Como resultado, isso limitaria suas vendas no mercado brasileiro.
Além de pesado, o E além de pesado, o YangWang U8 é grande. Segundo dados da marca, o SUV tem 5,3 metros de comprimento, 2,1 m de largura, 1,93 m de altura e 3,1 m de entre-eixos.
Além disso, a potência total supera os 1.200 cv e o torque é de 103 mkgf. De acordo com a empresa, isso é fruto dos quatro motores elétricos alimentados pela energia gerada pelo 2.0 a gasolina, com turbo. Ou seja, este funciona como gerador e torna o modelo um elétrico de autonomia estendida.
BYD YangWang U8 é luxuoso e flutua na água
Mas não é só de números que vive o U8. Afinal, além do porte avantajado, sua característica mais inusitada é o poder de navegação. E o Jornal do Carro teve a oportunidade de experimentar o feito durante o Salão do Automóvel de Guangzhou. E não para por aí, o grandalhão gira 360° no próprio eixo.
Na pista, não foi possível realizar esse tipo de manobra, mas deu para sentir a qualidade do modelo. Luxo e requinte ditam as regras. Tem bancos com massagem, telas digitais em todo o painel (quadro de instrumentos, central multimídia e para o passageiro) câmbio na altura da direção, encosto de cabeça macio (parece um travesseiro), revestimento em caramelo e botões para a abertura das portas.
Com silêncio total – afinal, roda apenas por meio de eletricidade -, o SUV tem comportamento equilibrado. No entanto, dá para sentir, o tempo todo, a atuação das suspensões que tentam corrigir o sistema a fim de deixar os ocupantes com o maior conforto possível.
Não dá para falar de rolagem de carroceria, frenagem ou aceleração, até porque mal passamos dos 50 km/h, mas, apesar do visual de gosto duvidoso, não dá para negar a imponência do U8 e o acabamento interno é impecável.
O jornalista viajou à China a convite da BYD.