Depois do estranho bZ4X, a Toyota vai adicionar mais um carro na sua gama de elétricos. O Urban Cruiser é um SUV compacto que resgata a nomenclatura usada pela última vez no final dos anos 2000 em um modelo a combustão, claro. O SUV é compacto (são 4,28 metros), mas tem espaço de médio — o entre-eixos de 2,70 m é igual ao de um Corolla. O utilitário acaba de aparecer na Europa, mas sua estreia por lá só deve ocorrer em 2026.
Quando acontecer, o SUVzinho elétrico vai concorrer com Smart #1, Peugeot e-2008 e Kia EV3, por exemplo. O Urban Cruiser divide plataforma, assim como outros componentes com o Suzuki e-Vitara, apresentado em 2023. O visual é moderno, com lanternas parecidas com as do novo Prius e lanternas interligadas atrás por uma barra preta — igual ao Suzuki.
Toyota ou Suzuki?
O SUV tem duas opções de baterias. A primeira é de 40 kWh, com 144 cv, 19,3 kgfm de torque e tração dianteira. Já as com 61 kWh podem vir com tração dianteira de 174 cv ou com tração integral, 184 cv e 19,3 kgfm — nesta última há a adição de um motor dianteiro com o equivalente a 65 cv. Já o torque fica em 30,6 kgfm. A autonomia não foi divulgada oficialmente, mas especula-se que fique na casa dos 400 km.
Dentro, as semelhanças com o e-Vitara ficam ainda mais claras. Isso porque as saídas de ar tem formato igual, assim como as telas integradas do quadro de instrumentos digital, de 10,25″, e da multimídia, de 10,1″. O volante só troca o logotipo “S”, da Suzuki, pelo “T”, da Toyota.
Ademais, o SUV elétrico vem recheado de itens de série, especialmente de segurança com sistema de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, câmera 360° e alerta de saída de faixa com correção.
Apesar de não ter acreditado muito em carros elétricos no passado, a Toyota projeta o futuro com 15 novos modelos eletrificados até 2026. Seis deles totalmente elétricos, como o Urban Cruiser.