empresa quebra bloqueio da GM

No início de 2023, a General Motors (GM) tomou uma decisão controversa. Isso porque, a marca decidiu bloquear o acesso aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay dos seus veículos elétricos. A justificativa foi oferecer uma experiência “mais integrada e avançada” por meio do Android Automotive, um sistema operacional nativo do Google que permite controle mais profundo do veículo, de acordo com a montadora. No entanto, a medida causou insatisfação , especialmente para o consumidores que preferem a conectividade dos smartphones.

Agora, há uma alternativa para quem deseja habilitar os sistemas nos carros da GM, apesar do bloqueio. A empresa White Automotive & Media Services (WAMS) lançou um kit de atualização que permite desbloquear o uso do Android Auto e do CarPlay. Dessa maneira, dá para usar os sistemas em modelos como o Blazer EV, Equinox EV, Sierra EV e Silverado EV.

Como funciona o ‘furo’ de bloqueio

O kit usa o próprio sistema de infoentretenimento do veículo para funcionar. Isso significa que, ao instalar o dispositivo, os sistemas Android Auto e Apple CarPlay passam a operar diretamente na tela do carro, como se fossem recursos nativos de fábrica. Além disso, no caso de carros equipados com displays maiores, como o Blazer EV, por exemplo, que tem tela de 18 polegadas, o sistema usa toda a interface.

Ainda, o kit tem integração com outras funções do veículo. Por exemplo, modelos com HUD (head-up display) conseguem exibir instruções do Apple Maps no campo de visão do motorista. Além disso, é possível reproiduzir dados dos aplicativos também no painel de instrumentos.

Contudo, ainda há dados não divulgados sobre o funcionamento do sistema que fura o bloqueio da GM. Uma delas é o custo do kit de atualização, ainda não revelado pela empresa. Contudo, há uma grande probabilidade que a instalação não seja também barata, já que a instalação exige profissionais especializados. E é possível também que a instalação aconteça somente em concessionárias autorizadas. Além do preço do equipamento, os consumidores também deverão arcar com o custo da instalação.

Divulgação/WAMS

Outra questão a ser lavada em conta é a possível perda de garantia do veículo. Isso porque, a GM pode considerar a modificação como uma violação. Até o momento, a WAMS também não se pronunciou sobre os impactos da instalação na garantia do carro.

Além disso, resta saber se a atualização afeta outros aspectos, como as atualizações OTA (over-the-air). Se o kit interferir na capacidade do veículo de receber atualizações diretamente da GM, isso também pode ser um fator negativo.

GM não se pronunciou

Um detalhe intrigante dessa história é que a GM parece ter bloqueado deliberadamente os sistemas Android Auto e CarPlay por meio de software, já que os veículos tem o hardware necessário para executar essas funções. Isso levanta a hipótese de que desenvolvedores podem, eventualmente, encontrar maneiras alternativas de remover o bloqueio sem depender de soluções como o kit da WAMS.

A GM não fez comentários sobre o kit de atualização da WAMS, mas esta é a primeira solução que não envolve substituição dos componentes principais do veículo. A WAMS deve divulgar mais detalhes sobre o sistema em breve.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

Porsche Panamera 2025: fomos acelerar o sedã de luxo V6 híbrido plug-in na pista



VEJA MAIS

Por que a Toyota registrou a 9ª queda consecutiva de produção

Reutersi Reuters https://motorshow.com.br/autor/reuters/ 28/11/2024 – 12:25 A produção global da Toyota caiu pelo nono mês…

Tesla Model 3 é o pior carro seminovo, aponta inspeção obrigatória na Alemanha

Na última semana, um estudo da Consumer Reports mostrou que os modelos da Tesla eram…

SP terá 649 novos radares em rodovias; veja onde

Quem gosta de pisar fundo nas estradas, vai precisar tomar cuidado: 649 novos radares serão…