Um vazamento de imagens revelou recentemente detalhes de uma das maiores coleções automotivas do mundo: os carros pertencentes ao Sultão de Brunei. As imagens começaram a circular em duas contas do Instagram, @taffy_c_s_145 e @brunei_cars_2001, e chamaram a atenção pela quantidade e raridade dos modelos.
As fotografias divulgadas não são atuais. Ao que tudo indica, elas foram capturadas no início dos anos 2000. Assim, parte dos veículos mostrados pode já não integrar a coleção. A estimativa é que cerca de 7 mil automóveis integrem o acervo. Apesar da dimensão, a coleção tem se mantido envolta em mistério. Isso porque, há pouquíssimos detalhes sobre os modelos, estado de conservação ou sobre como é feita a organização interna dos modelos.
Apesar de as imagens mostrarem apenas parte dos veículos, já é o suficiente para impressionar. Entre os destaques, por exemplo, estão vários exemplares McLaren, incluindo dois dos cinco raríssimos modelos LM fabricados pela marca. Além disso, a coleção conta com uma infinidade de Ferraris, Lamborghinis e Aston Martins, bem como vários modelos Bugatti EB110.
Ainda no segmento de luxo, o Sultão tem mais de 500 Rolls-Royces. Assim, tem a maior coleção privada da marca no mundo. O número de Bentleys também impressiona, assim como a grande quantidade de veículos das marcas Mercedes-Benz, Jaguar e Porsche.
Protótipos e carros únicos
O que torna a coleção do Sultão de Brunei ainda mais peculiar é a inclusão de veículos únicos e protótipos desenvolvidos exclusivamente para ele. Entre os exemplos mais conhecidos, destacam-se a carrinha baseada no Ferrari 456 GT e o SUV Bentley Dominator. O modelo é de décadas antes do lançamento oficial do Bentayga. Outro modelo raro é o Ferrari F90, um projeto dos anos 1980, do qual o Sultão tem dois exemplares, de acordo com as fotos.
Além disso, a coleção também inclui modelos considerados comuns. As imagens mostram, por exemplo, automóveis como o Toyota RAV4 de primeira geração, o Jeep Grand Cherokee e também o Mini Cooper. Para os apaixonados por carros, o vazamento é uma oportunidade de conhecer parte de um universo pouco acessível, onde a exclusividade e o luxo não parecer ter limites.
O Jornal do Carro também está no Instagram!