A estratégia da BYD para o Brasil inclui o lançamento de ao menos três novas marcas. Ou seja, Denza, FangChengBao e YangWang terão modelos próprios, mas ficarão sob um mesmo guarda-chuva do grupo chinês. Além disso, o avanço das vendas só será possível com a ampliação da rede de concessionárias. Nesse sentido, a meta é ter ao menos mais 80 novas revendas nos próximos anos.
Embora o Bao 8 ainda não esteja 100% confirmado, há fortes indícios de que o SUV aterrisse no mercado brasileiro sob a bandeira da Denza. Com telas que mais parecem televisores (a da central multimídia tem 17,3 polegadas), volante que lembra os de modelos da JLR e sistema de massagem nos bancos, o híbrido tem tração 4X4, sistema DiSus-P de suspensão inteligente e estrutura de tração híbrida como na picape Shark – Dual Mode Off Road (DMO).
De acordo com a marca, o Bao 8 tem 5,20 metros de comprimento. Como mostra o site chinês da FangChengBao, há configurações de até sete assentos. Ainda em medidas, tem 34 graus de ângulo de ataque, 35 de saída e altura livre do solo de 31 centímetros.
Na pista
O Bao 8 tem potência de até 737 cv. Isso, portanto, é resultado da combinação do motor 2.0 a gasolina e dois elétricos. As baterias têm 36,8 Kwh. Como resultado, autonomia no modo 100% elétrico de 100 km e, no total, chega a 1.200 km. Entretanto, por causa das limitações feitas no Guangdong International Circuit (na China), onde o Jornal do Carro pode testar o carro, não conseguimos sequer chegar aos 100 km/h.
Aliás, a marca informa que a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 4,8 segundos. Seja como for, o SUV tem bom desempenho. No primeiro trecho da pista foi possível esticar um pouco e notar que o modelo embala forte, fazendo com que as costas dos ocupantes grudem nos bancos.
Entretanto, nas curvas, fica nítida atuação do sistema de auxílio à suspensão, que lê o solo e corrige o sistema para promover mais conforto e segurança. Isso, todavia, até incomoda. E limita, mesmo em velocidades abaixo dos 50 km/h – essa era a recomendação dos instrutores por conta da chuva e da quantidade de óleo na pista. E o Bao 8 tem, ainda, vários modos selecionáveis de condução e radares Lidar para assistência a condução.
Design e preço
Também por culpa da chuva, nosso contato com o carro foi abreviado. Assim, ao invés de duas, demos apenas uma volta no circuito a bordo do Bao 8. Ainda assim, deu para notar que o modelo deve chamar a atenção do brasileiro quando desembarcar por aqui, afinal, o abuso de partes plásticas espalhadas pela carroceria dá um ar parrudo. O SUV de linhas quadradonas tem, ainda, iluminação por LEDs em faróis e lanternas, bem como estepe pendurado na traseira e caixas de rodas sobressalentes. Ficou bonito e sem muito exagero. Apesar do preço, deve agradar.
Na China, o Bao 8 é oferecido em quatro versões de acabamento. Os preços vão de 379.800 yuan (R$ 304.300, na conversão direta) na opção Zhiyong Deluxe Edition, de sete lugares, até 407.800 yuan (R$ 327 mil) na configuração topo de linha, com seis lugares.
*O jornalista viajou à China a convite da BYD