• Home
  • PRINCIPAL
  • Carros elétricos e híbridos estão livres de IPVA e rodízio em SP; veja quais

Carros elétricos e híbridos estão livres de IPVA e rodízio em SP; veja quais

Modelos elétricos e híbridos seguem crescendo no mercado, e cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Sendo assim, alguns donos e futuros proprietários ficam preocupados se haverá algum tipo de incentivo fiscal para sua compra, como isenção de IPVA, por exemplo. A Câmara Municipal de São Paulo (SP) anunciou que estenderá a isenção de IPVA e rodízio de elétricos e híbridos até o ano de 2030.

Contudo, apesar de ter sido aprovada com unanimidade na primeira votação, para sua efetivação, fica necessária uma segunda votação, envolvendo os vereadores, e posterior sanção do prefeito Ricardo Nunes. Além disso, o Projeto de Lei 414/2024 não cria distinção entre modelo híbridos, e acrescenta ao PL modelos movidos a hidrogênio.

Veja abaixo quais modelos são beneficiados pela isenção de IPVA e rodízio:

Híbridos

Rodrigo Tavares/Estadão

Modelos híbridos leves como os recentes Fiat Pulse e Fastback Hybrid, com sistema de 12V, e Kia Stonic, com 48V, tem alcance pelo projeto de lei. Outros bons exemplos são os plenos Toyota Corolla/Corolla Cross Hybrid, GWM Haval H6 HEV e por aí vai. Modelos PHEV (híbridos plug-in) como BYD Song Pro, King e Shark, e até alguns já descontinuados, como Ford Fusion Hybrid e Toyota Prius, também estão aptos, por exemplo.

Elétricos

BYD, Dolphin
Felipe Rau – Estadão

Com uma lista extensa, modelos 100% elétricos também entram no direito ao benefício, sem distinção. Bons exemplos são os BYD Dolphin e Dolphin Mini, Renault Kwid E-Tech, GWM Ora 03, Chevrolet Blazer e Equinox EV e mais.

Hidrogênio também será isento de IPVA

Toyota
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Modelos movidos a hidrogênio ainda não são uma realidade alcançável no Brasil, mas já contam com a chance de receber os incentivos fiscais. Um desses exemplos é o Toyota Mirai, já vendido em mercados como Japão e Inglaterra, por exemplo. No Brasil, o modelo apareceu apenas pontualmente, sem nunca vender por aqui.

Seja como for, a isenção para IPVA e rodízio em São Paulo estava prevista para acabar em 31 de dezembro de 2024. A cidade de São Paulo abre mão do IPVA cobrado de modelos elétricos e híbridos, algo que, por sua vez, não válido para todo o estado. A razão se deve ao governo do estado requerer sua parte dos pagamentos, por exemplo.

A medida pode acompanhar o crescimento da frota de eletrificados da cidade, que continua crescendo. Além disso, fabricantes instaladas no Brasil já começam a oferecer modelos híbridos com tecnologia flex, facilitando a disseminação de veículos dessa natureza.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube




Inscreva-se

Pulse e Fastback Hybrid: como andam os primeiros híbridos da Fiat



VEJA MAIS

Carros elétricos e híbridos estão livres de IPVA e rodízio em SP; veja quais

Modelos elétricos e híbridos seguem crescendo no mercado, e cada vez mais presentes nas ruas…

Leilão do Detran-SP tem motos a partir de R$ 800 e carros a R$ 2 mil

Já pensou levar para casa um carro por R$ 2 mil ou uma moto por…

Kia Stonic 2025 já está à venda; veja preço e novidades

A linha 2025 do Kia Stonic já chegou ao mercado nacional. Agora, o modelo da…