Após longa espera, a Hyundai finalmente revelou o novíssimo Ioniq 9. O SUV elétrico impressiona pelo equilíbrio entre espaço interno, desempenho e tecnologia, como já havia noticiado o Jornal do Carro. O Projetado para acomodar até sete pessoas, o modelo oferece uma impressionante autonomia de até 620 quilômetros com uma única carga, reforçando o compromisso da marca com o segmento de veículos elétricos. A apresentação aconteceu no Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, na última quinta-feira (21).
Com dimensões generosas, o Hyundai Ioniq 9 mede 5,06 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 1,79 metro de altura. Assim, se posiciona como um dos SUVs mais imponentes. Inspirado em linhas minimalistas e modernas, o design se destaca pelos arcos de roda, capô “musculoso” e dianteira com assinatura visual própria. O toque futurista fica por conta da faixa de LED pixelizada e das ópticas verticais.
A criação do modelo mirou a aerodinâmica. Isso porque, o coeficiente de arrasto é de apenas 0,26. A traseira quase vertical, complementada pelo teto suavemente inclinado, ajuda a maximizar o espaço interno. Além disso, elementos como as barras luminosas pixelizadas reforçam ainda mais o visual tecnológico do modelo.
Espaço interno impressiona
No interior, o Hyundai Ioniq 9 impressiona pela habitabilidade. Com entre-eixos de 3,13 metros, o modelo oferece espaço de sobra para os sete ocupantes. Além disso, os bancos são reclináveis e contam com funções de aquecimento, ventilação e massagem dinâmica. Além disso, os bancos da segunda fila podem girar 180 graus, transformando o ambiente interno em uma verdadeira sala de estar ou até mesmo um espaço de trabalho durante viagens.
O painel, que segue o estilo das últimas propostas elétricas da Hyundai, conta com tela curva que une a instrumentação digital de 12 polegadas ao sistema multimídia de mesmo tamanho. A ergonomia foi aprimorada com botões físicos para controle de funções essenciais, como climatização e rádio. Além disso, há um assistente por voz com inteligência artificial, que facilita as interações.
Ademais, outros destaques incluem câmeras traseiras que exibem imagens em visores OLED de 7 polegadas, carregador sem fio com ventilação de 15 watts e um porta-malas generoso. Ele tem capacidade inicial de 620 litros, e ela ainda pode ser expandida para 1.323 litros com a última fileira de bancos rebatida.
Autonomia e desempenho do Hyundai Ioniq 9
O Ioniq 9 é construído sobre a plataforma E-GMP, a mesma utilizada no Kia EV9, e conta com uma bateria de 110,3 kWh. Graças à arquitetura elétrica de 800 volts, é possível recarregar de 10% a 80% em apenas 24 minutos. Isso é possível graças aos carregadores ultra-rápidos de 350 kW.
Em termos de motorização, o SUV estará disponível em três configurações principais:
- Traseira (RWD): motor de 160 kW (218 cv) com autonomia de até 620 km. A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
- Long Range AWD: tração integral com dois motores (230 kW ou 313 cv no total), atingindo 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
- Performance AWD: a versão mais potente, com dois motores de 160 kW cada, entrega 435 cv. A aceleração a 100 km/h é feita em impressionantes 5,2 segundos, com velocidade máxima limitada a 200 km/h.
Embora a
Hyundai ainda não tenha divulgado os números de autonomia para as versões AWD, espera-se que elas entreguem bom equilíbrio entre potência e eficiência. Se estima que o consumo médio, por exemplo, serpa de em 19,4 kWh/100 km para a versão RWD, com rodas de 19 polegadas.