Após estrear na Europa com o nome Tayron, o Volkswagen Tiguan 2025 foi oficialmente revelado para o mercado americano. Agora em sua terceira geração, o SUV passou por uma reformulação que inclui design atualizado, melhorias tecnológicas e alterações mecânicas. Nos Estados Unidos, o modelo será oferecido com 5 lugares, diferentemente da versão europeia, que mantém a opção de 7 assentos.
Embora inicialmente anunciado para o mercado americana, o Tiguan 2025 pode adiantar o que será visto no mercado brasileiro. Isso porque a produção é na mesma fábrica mexicana que abastece o Brasil. Dessa forma, aumenta as chances de o modelo nacional compartilhar atualizações apresentadas na versão americana.
Motorização e desempenho do Tiguan
Sob o capô, o Tiguan 2025 conta com o motor 2.0 EA888 turbo a gasolina. Ele oferece 204 cavalos de potência, acima dos 187 cv do modelo atual disponível no Brasil. A transmissão automática de oito marchas permanece, enquanto a capacidade de reboque teve ampliação de 680 kg para 816 kg nos modelos com tração integral 4Motion.
Além disso, o SUV ficou cerca de 77 kg mais leve, graças à aplicação de alumínio na suspensão e na estrutura da carroceria. Com maior leveza, o carro deve entregar melhor desempenho e economia de combustível. Embora ainda não tenha uma divulgação oficial dos os dados de consumo, a Volkswagen indicou que os números devem ser mais eficientes do que os da geração anterior.
Ademais, o Tiguan 2025 é feito sobre a plataforma MQB Evo, substituindo a antiga MQB, e exibe um design mais moderno. Com uma saliência traseira mais curta, mas dimensões gerais maiores, o SUV ganhou um visual robusto. Ele tem, por exemplo, vincos acentuados, caixas de rodas quadradas e um spoiler traseiro redesenhado. As rodas de 17 polegadas são padrão, mas há opções de 19 e 20 polegadas.
Tecnologia de ponta
Por dentro, o Tiguan recebeu melhorias tecnológicas. O painel digital de 10,25 polegadas, por exemplo, agora é padrão em toda a linha, combinado com uma tela multimídia de 12,9 polegadas. Além disso, há a tela opcional de 15 polegadas nas versões superiores. Ar-condicionado automático de duas zonas é equipamento de série, com opção para três zonas.
Outras inovações incluem um botão físico para controle de volume e o sistema “Atmospheres”, que sincroniza iluminação ambiente e áudio para criar uma experiência imersiva. O console central agora tem capacidade de armazenamento de 7,6 litros, e o carregador sem fio recebeu atualização. Assim, entrega maior potência e resfriamento integrado.
Para completar, a Volkswagen oferece um sistema de som Harman Kardon com 12 alto-falantes, enquanto itens de segurança incluem 10 airbags e o pacote IQ.Drive como padrão. Eles trazem recursos como controle de cruzeiro adaptativo e aviso de colisão frontal.
Embora o Tiguan 2025 traga uma lista impressionante de melhorias, a Volkswagen ainda não revelou os preços e versões para o mercado norte-americano. Com um conjunto de atualizações que combinam tecnologia, segurança e desempenho, o modelo promete aumentar a competitividade no segmento de SUVs médios. Resta saber quando e como essas novidades chegarão em território nacional.