Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão prestes a encontrar uma novidade no trajeto. Além do fim das obras na região, previstas para acabar já no primeiro trimestre do próximo ano, a maior mudança será a adoção de pedágios na região, estes do tipo ‘Free Flow’, sem cabine de cobrança, como já existe na Rod. Rio-Santos, por exemplo.
A novidade, que começou a aparecer ainda em outubro deste ano, chegará no trecho entre o km 205 (Arujá) e o 230 (já na chegada à capital paulista). Contudo, a cobrança ocorrerá somente nas pistas expressas. Assim, no total, surgirão 21 pórticos instalados no trecho, instalados nas novas entradas e saídas das pistas marginais para as pistas expressas, em construção pela concessionária.
Pedágio sem cobrança será nas pistas expressas
Em nota, a CCR RioSP, responsável pelo trecho, explica como funcionará o sistema: “O cliente que utiliza a pista expressa da capital paulista até a praça de pedágio em Arujá e vice-versa não irá pagar tarifa ao cruzar os pórticos do pedágio eletrônico free flow, sendo cobrado apenas no pedágio em Arujá. Já o motorista que utiliza as pistas marginais também continuará a não receber nenhuma tarifa. A cobrança somente ocorrerá quando ele optar por utilizar as pistas expressas.”
Além disso, a empresa também dá instruções de como proceder com os pagamentos do pedágio ‘Free Flow’: “O pagamento poderá acontecer de duas formas. Para os clientes com TAG instalada nos veículos, a tarifa será debitada na fatura da operadora contratada. Já os clientes sem TAG, o sistema faz a leitura da placa e o cliente pode pagar a tarifa em até 30 dias nos canais de autoatendimento que serão oferecidos pela concessionária – Site, APP CCR Rodovias e WhatsApp.”
Por fim, a respeito de valores, o formato de cobrança segue em discussão com a agência reguladora, segundo a CCR RioSP.
Pedágio Free Flow ainda sofre com grande evasão
No primeiro mês de operação do pedágio eletrônico Free Flow em Itápolis, interior de São Paulo, aproximadamente 12 mil motoristas não pagaram a tarifa de R$ 8,90 na Rodovia Laurentino Mascari. Com isso, a evasão de 8,4% no período impactou a receita da concessionária EcoNoroeste em 7%. E revelou que a adaptação ao novo sistema ainda enfrenta desafios.
A tecnologia, que elimina as tradicionais cabines e cancelas de pedágio surgiu para reduzir filas e melhorar o fluxo. Entretanto, a adesão inicial ficou marcada por falta de familiaridade dos motoristas e dificuldades no pagamento.
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