• Home
  • PRINCIPAL
  • Stellantis paralisa fábrica de Fiat e Maserati por queda nas vendas

Stellantis paralisa fábrica de Fiat e Maserati por queda nas vendas

A Stellantis suspenderá novamente a produção em sua fábrica de Mirafiori, em Turim, Itália, em dezembro. A informação é da agência Reuters e tem relatos confirmados por uma fonte sindical. A planta, responsável pela fabricação do Fiat 500 e de outros dois modelos da Maserati, havia retomado as operações recentemente em 1º de novembro após uma pausa de dois meses devido à fraca demanda.

Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Agora, fontes internas sugerem que problemas na cadeia de suprimentos seriam a razão dessa última paralisação, embora a montadora ainda não tenha fornecido uma declaração oficial aos sindicatos sobre a próxima paralisação. Segundo o jornal italiano MF, a Stellantis planejou inicialmente uma produção limitada em dezembro para atender aos pedidos pendentes do Fiat 500. Contudo, a escassez de suprimentos está supostamente forçando outro fechamento, com a planta de Mirafiori potencialmente ociosa até janeiro, por exemplo.

Entretanto, a Stellantis minimizou esses relatórios, afirmando que o cronograma de produção de dezembro continua sob revisão, com a confirmação final esperada para acontecer em breve. “Este é um rumor que não tem confirmação oficial. A empresa verificará nas próximas semanas os cronogramas de produção para dezembro”, disse um porta-voz da Stellantis à Reuters quando questionado sobre o relatório do jornal.

Paralisação de planta da Stellantis afeta produção da Maserati

Maserati
Maserati/Divulgação

Assim, a paralisação em Mirafiori acontece em um momento onde a Stellantis tenta reforçar sua linha de EV na Europa, com o elétrico Fiat 500 sendo uma peça central dessa estratégia. Contudo, a demanda pelo 500e tem sido baixa, com 439 vendas nos EUA desde seu lançamento. Além disso, a produção de dois modelos Maserati, que também ocorrem em Mirafiori, acaba afetada.

Contudo, apesar das vendas fracas, a Stellantis planeja investir outros US$ 110 milhões no desenvolvimento do 500. Esse investimento ajudará a produzir uma bateria de alto desempenho atualizada, bem como uma versão híbrida do 500 programada para chegar no próximo ano.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube




Inscreva-se

Pulse e Fastback Hybrid: como andam os primeiros híbridos da Fiat



VEJA MAIS

De saída, Sainz compra Ferrari de 840 cv que custa quase R$ 15 milhões

Em 2025, Carlos Sainz vai correr na F1 pela equipe Williams. Mas antes de deixar…

Como a China está redesenhando a indústria automotiva no mundo

Mauro Balhessai Mauro Balhessa https://motorshow.com.br/autor/mauro-balhessa/ 26/12/2024 – 6:50 Foi-se o tempo em que carro chinês…

Tesla sai ganhando com regras para carros autônomos defendidas por time de Trump

A equipe de transição do próximo presidente dos EUA, Donald Trump, quer eliminar a exigência…