veja como será o futuro SUV elétrico coreano

A família do Hyundai Ioniq está prestes a crescer. Depois do Ioniq 5, disponível inclusive no Brasil, o Ioniq 9 está prestes a estrear, durante o Salão de Los Angeles (EUA) em novembro. O SUV com três fileiras de assentos terá o “9” na nomenclatura para designar seu posicionamento como o modelo de topo na gama da marca. É o mesmo princípio do Kia EV9, com quem divide a plataforma e terá medidas semelhantes. Sua chegada, aliás, marcará a entrada da montadora coreana no segmento de SUVs elétricos de grande porte.

O veículo terá como base a arquitetura Electric-Global Modular Platform (E-GMP). Assim, será o maior modelo da Hyundai, com enorme distância entre-eixos que promete conforto até para os passageiros da terceira fileira (no “irmão” EV9, são 3,01 metros de entre-eixos, por exemplo). De acordo com a marca, a inspiração para o Ioniq 9 está nos barcos, com exterior elegante e interior espaçoso. 

Hyundai/Divulgação

Design e motor do Ioniq 9

Por ora, há poucos teasers e fotos de flagra circulando por aí, mas o carro terá muitos elementos de design emprestados do conceito Seven, revelado em 2021 (foto acima). Desse modo, o Ioniq 9 terá faróis em forma de pixels – assinatura luminosa da família Ioniq – em formato vertical, além de uma barra de LEDs que atravessa todo o capô do SUV. Também terá rodas raiadas nos arcos das rodas quadrados e coluna D bastante robusta. Já as portas suicida do protótipo não devem sobreviver no modelo de produção.

Em termos de detalhes técnicos, a montadora ainda não revelou muita coisa. Mas o Ioniq 9 deverá receber duas opções de baterias, com 71,6 kWh ou 99,8 kWh. Assim como o EV9, deverá ter motores elétricos que entregam até 379 cv e 71,4 mkgf de torque na versão de topo. Como resultado, a Hyundai segue seu caminho para atingir o objetivo de vender 2 milhões de carros elétricos até 2030.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube




Inscreva-se

Hyundai em dose dupla! Ioniq 5 e Palisade chegam ao Brasil; veja todos os detalhes



VEJA MAIS

Stellantis cria plataforma de carro elétrico com 1.100 km de autonomia

A Stellantis anuncia mais uma plataforma em seu portfólio. Trata-se da STLA Frame, uma das…

Citroën C3 Aircross zera teste do Latin NCAP; Corolla sedã é rebaixado

Os mais recentes resultados da última rodada Latin NCAP, divulgados na última quarta-feira (20), mostram…

Lando Norris afirma que temporada ‘está decidida’ e prevê brigar pelo título da F1 em 2025

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 21/11/2024 – 18:50 Lando Norris imaginava se dar bem no…