A Tesla baixou os preços de sua linha de modelos. Motivada pela queda nas vendas, a montadora do bilionário Elon Musk reconfigurou os valores praticados nos Estados Unidos e tem carros com descontos que superam os R$ 20 mil (valor convertido em reais). No Model 3, que tem preço original de US$ 41.390 (R$ 236 mil, na conversão direta), há abatimentos de até US$ 4.000 (R$ 22 mil). Sem contar o bônus cedido pelo governo.
Já o Model X, com o modelo de crédito tributário federal, tem desconto superior US$ 7.000 (quase R$ 40 mil). E, para o Model S, há até US$ 8.000 (R$ 45 mil) de abatimento. Contrariando as expectativas de alguns clientes, entretanto, a picape Cybertruck não ganhou descontos da Tesla. Isso, porque há gargalos de produção e lista de espera cada vez maior.
Embora o estoque excedente da Tesla tenha baixado de 46 mil unidades para cerca de 10 mil – por causa das vendas promocionais, especialmente na China -, ainda há pressão para desovar o restante. A ideia consiste em terminar o ano no azul. Por isso, os descontos devem permanecer (ou ampliar).
Cabe recordar que a Tesla não tem concessionários. Assim depende apenas das vendas diretas, pela internet. A marca tem processo simplificado, contudo, armazenar tantos carros gera custos, indo desde a manutenção da propriedade dos lotes ou impostos sobre a propriedade, até o pagamento de motoristas para mover os respectivos veículos.
Ademais, há depreciação dos veículos enquanto estão parados. Embora esses custos não sejam exclusivos da Tesla, seu modelo de vendas direto ao consumidor agrava esses problemas porque eles não podem ser compensados ao emprestá-los a revendedores. Além desses custos, cada veículo não vendido amarra dinheiro que poderia ser reinvestido na empresa para fabricar novos veículos.
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