• Home
  • PRINCIPAL
  • Ferrari F80, LaFerrari, Enzo, F50 e F40; veja 5 superesportivos icônicos 

Ferrari F80, LaFerrari, Enzo, F50 e F40; veja 5 superesportivos icônicos 

A Ferrari é uma das marcas mais desejadas do mundo, com carros que viraram objetos de desejo e se tornaram lendas no mundo todo. Conhecida por sua excelência em termos de design, mecânica e dirigibilidade, a montadora italiana já idealizou superesportivos que até hoje encantam os entusiastas – sem contar que valem milhões.

A última criação da Ferrari, por exemplo, a F80, tem tudo para se tornar um desses clássicos. Por esse motivo, reunimos cinco exemplares que fizeram tanto barulho quanto a novata ao estrearem, inclusive tendo sido considerados os carros mais rápidos do planeta em sua época de lançamento. Confira um pouquinho da história de cada um deles.

Ferrari/Divulgação

Ferrari F40

Um dos modelos mais lembrados quando se fala nas Ferrari mais antigas, a F40 foi lançada em 1987 para comemorar os 40 anos do lançamento do primeiro carro de rua da marca, o 125 S. O superesportivo travou uma dura batalha para roubar o título de veículo de produção mais veloz da Porsche. E acabou se tornando o primeiro modelo legalizado para rodar nas ruas a bater a marca de 320 km/h. 

Os engenheiros da fabricante focaram na construção de uma carroceria de baixo peso, então a F40 trazia 11 paineis feitos de materiais ultraleves. Além disso, o conjunto de suspensão também recebeu tratamento especial, com molas e amortecedores feitos sob medida. Teve 1.315 unidades produzidas até 1992 e foi o último carro aprovado por Enzo Ferrari antes de sua morte.

Ficha técnica

  • Motor: 2.9 V8 biturbo
  • Power: 477 cv
  • Torque: 58,9 mkgf
  • 0 a 100 km/h: 4,1 segundos
  • Velocidade máxima: 321 km/h
  • Câmbio: Manual, cinco marchas
  • Peso: 1.100 kg
Ferrari F50
Ferrari/Divulgação

Ferrari F50

Substituir a F40 não seria uma tarefa fácil, mas em 1995 a Ferrari apresentou a F50. Mas apesar de seu visual exótico e de ser mais rápida que a antecessora, a F50 teve um caminho mais árduo a percorrer, já que sua estreia coincidiu com a chegada de outro superesportivo revolucionário no mercado, a McLaren F1. 

Mas a Ferrari também vinha carregada de tecnologias da Fórmula 1 e representou muito bem a marca do Cavallino Rampante. Foram apenas dois anos de fabricação, ou seja, até 1997, e somente 349 unidades produzidas. 

Ficha técnica

  • Motor: 4.7 V12 aspirado
  • Potência: 520 cv 
  • Torque: 48 mkgf
  • 0 a 100 km/h: 3,8 segundos
  • Velocidade máxima: 323 km/h
  • Câmbio: Manual, seis marchas
  • Peso: 1.230 kg
Ferrari Enzo
Ferrari/Divulgação

Ferrari Enzo

Lançada em 2002, auge do domínio de Michael Schumacher na F1, é claro que a Enzo teria pitacos do heptacampeão mundial em sua concepção. Assim, o superesportivo marcou a história por completar a famosa volta no autódromo de Nürburgring (Alemanha) quase três segundos abaixo de seu rival na época, o Porsche Carrera GT.

Além de tecnologia das pistas de corrida adaptadas para as estradas, tinha um motor V12 compacto e construção leve. Se tornou um dos modelos mais icônicos da Ferrari ao longo dos anos e somente 399 unidades chegaram às ruas até 2004. Não é para menos. Afinal, o carro leva o nome do criador da marca.

Ficha técnica

  • Motor: 6.0 V12 aspirado
  • Potência: 659 cv 
  • Torque: 67 mkgf
  • 0 a 100 km/h: 3,6 segundos
  • Velocidade máxima: 347 km/h
  • Câmbio: Automatizado, seis marchas
  • Peso: 1.255 kg
Ferrari LaFerrari
Ferrari/Divulgação

Ferrari LaFerrari

Ao combinar seu motor V12 aspirado mais potente já produzido na época (800 cv) a um motor elétrico de 163 cv, a Ferrari criou seu primeiro superesportivo híbrido na história, a LaFerrari. Assim, o carro entregava 963 cv no total – ou seja, quase o mesmo que a soma das potências de F40 e F50. O modelo, contudo, não era do tipo plug-in, título que caberia à SF90 Stradale alguns anos depois. 

Entretanto, não era apenas a cavalaria extrema que impressionava. A LaFerrari tinha peças aerodinâmicas ativas, além de uma caixa de câmbio de dupla embreagem e sistema de regeneração de energia Kers emprestados diretamente da F1. Afinal, a Ferrari tem um “pouquinho” de know how adquirido na categoria mais famosa do automobilismo… Feita entre 2013 e 2018, o modelo teve 499 unidades produzidas.

Ficha técnica

  • Motor: 6.3 V12 híbrido
  • Potência: 963 cv (combinada)
  • Torque: 91,8 mkgf
  • 0 a 100 km/h: 2,9 segundos
  • Velocidade máxima: 347 km/h
  • Câmbio: Automático de dupla embreagem, sete marchas
  • Peso: 1.480 kg
Ferrari F80
Ferrari/Divulgação

Ferrari F80

A Ferrari lança carros realmente especiais a cada década, quando há um salto tecnológico muito evidente na indústria, por exemplo. E a novata F80 tem tudo para mostrar esse potencial. Sob o capô, nada de V12, mas sim um V6 turbo de 900 cv combinado a um trio de motores elétricos que somam mais 300 cv à equação, totalizando assim 1.200 cv. 

No entanto, apesar de reduzir pela metade o número de cilindros e aumentar drasticamente a dependência da eletricidade, a F80 esmaga tudo o que veio antes dela. Seu trem de força é parecido com a bicampeã das 24 Horas de Le Mans, a 499P (2023-2024). Desse modo, o resultado é a Ferrari para as ruas mais potente e veloz da história. E o preço acompanha essas credenciais: mais de R$ 22 milhões por cada uma das 799 unidades que serão fabricadas.

Ficha técnica

  • Motor: 3.0 V6 híbrido
  • Potência: 1.200 cv 
  • Torque: 111,3 mkgf
  • 0 a 100 km/h: 2,1 segundos
  • Velocidade máxima: 347 km/h
  • Câmbio: Automático de dupla embreagem, oito marchas
  • Peso: 1.525 kg

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube




Inscreva-se

Citroën C3 turbo empolga ao volante e tem bom preço, mas vai vender?



VEJA MAIS

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…