A Fiat Titano foi lançada em março. De lá para cá, sequer fez cócegas na concorrência. Para se ter ideia, enquanto a Toyota Hilux, líder do segmento de picapes médias, vendeu 5.118 unidades só no mês passado, o exemplar da fabricante italiana emplacou apenas 554 no mesmo período.
Tendo em mente que a falta de tradição da marca no segmento de picapes médias contribui, inegavelmente, para a baixa procura por parte do consumidor, Jornal do Carro procurou entender se, de fato, as vendas estão baixas, ou se isso se deve à falta de estoque da Titano, que vem do Uruguai.
De acordo com uma revenda situada na Zona Oeste da capital paulista, as vendas, de fato, estão baixas e há pouca procura, mesmo com a picape em estoque. Em outra, na Zona Sul, o pessoal de pós-vendas informou que nunca recebeu a Titano para revisão periódica.
De fato, o consumidor de picapes médias é bastante tradicionalista e, por isso, fica difícil deixar de lado modelos consagrados como Toyota Hilux e Ford Ranger na hora de fechar negócio – mesmo que a Titano seja uma opção mais barata do que as rivais. E tem, ainda, o agravante de a Fiat ser vista como marca “popular”, por comercializar carros com ticket médio baixo. Ainda assim, o consultor de vendas de uma terceira concessionária consultada pelo JC, na Zona Leste, afirmou que “a picape está com boa saída e ótima aceitação, tanto pelo valor quanto pelo custo-benefício”. Para justificar as pouquíssimas unidades que rodam pelas ruas, o profissional aponta o lançamento recente no mercado. Entretanto, não é o que os números de emplacamentos sugerem.
Tem promoção vigente
Vendendo bem ou não, a Titano está com condições especiais e preço promocional no site de ofertas da Fiat. De acordo com a fabricante, o modelo pode sair com até R$ 55.010 de desconto. Isso vale para a versão topo de linha Ranch, na cor Vermelho Tramonto, que baixou de R$ 262.400 para R$ 207.390. Contudo, o cliente precisa ser produtor rural ou microempreendedor. A oferta vale até o dia 5 de novembro ou enquanto durarem os estoques.
Também com desconto que ronda os 20% sobre o valor de tabela, a opção intermediária Volcano cai de R$ 242.400 para R$ 191.590 – desconto de R$ 50.810. A opção de entrada, Endurance, todavia, sai por R$ 184.990. Desse modo, tem desconto de R$ 35 mil sobre os R$ 219.990 originais. As versões Ranch e Volcano vêm na cor Vermelho Tramonto, e a Endurance, em tom Branco Ambiente.
Seja qual for a opção escolhida, o modelo vem sempre com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 37,7 mkgf de torque. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático, também com seis posições (neste caso, o torque sobe para 40,8 mkgf). Ainda na mecânica, tem sempre tração integral, com reduzida.
O modelo, que tem projeto chinês e em outros mercados fez estreia como Peugeot Landtrek, vem com itens como bloqueio do diferencial traseiro, os assistentes de reboque e de partida em rampa, além de controle automático de descida. Os equipamentos valem para todas as versões de acabamento. Em medidas, tem 5,33 metros de comprimento e 3,18 m de entre-eixos. Leva, por fim, 1.109 litros na caçamba.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!