• Home
  • PRINCIPAL
  • Salão de Paris fecha com recorde de público; veja os lançamentos

Salão de Paris fecha com recorde de público; veja os lançamentos

Paris voltou a viver dias intensos de Salão do Automóvel como há muito não acontecia. Entre os dias 15 e 20 de outubro, a tradicional feira de carros da capital francesa reabriu – após um retorno esvaziado em 2022 – com grande adesão das montadoras europeias. Assim, conforme a organização, houve um aumento de 50% no número de expositores. E o resultado foi um recorde de público neste Salão de Paris de 2024, com 508.007 visitantes em sete dias.

Tal como nos anos anteriores, o Jornal do Carro esteve no motorshow parisiense para conferir as atrações deste ano. Ao todo, a mostra contou com 48 fabricantes e 158 expositores nos cinco pavilhões do centro de exposições Porte de Versailles. Naturalmente, a maioria dos lançamentos deste ano mira o mercado europeu. Entretanto, vários dos carros revelados no Salão de Paris virão ao Brasil nos próximos anos. Veja a seguir alguns deles.

Diogo de Oliveira/Estadão

Audi Q6 Sportback e-tron

O SUV elétrico com estilo de cupê fez sua estreia no Salão de Paris como a principal atração do estande da Audi. No Brasil, o lançamento do inédito Q6 e-tron ocorre de forma quase simultânea: o modelo já está em pré-venda no País desde setembro, na carroceria SUV. São duas versões – Performance e Performance Black – e preço inicial de R$ 529.990.

O lançamento do novo Audi Q6 e-tron no nosso mercado será agora em novembro. E a versão Sportback, exibida no Salão de Paris, deve desembarcar em seguida, no início de 2025. Feito sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE), mesma base do novo Porsche Macan, o modelo das quatro argolas traz uma poderosa bateria de 100 kWh, com autonomia para 411 km segundo o Inmetro.

Em relação ao desempenho, o Q6 e-tron traz dois motores, um síncrono no eixo dianteiro e outro assíncrono no traseiro. Juntos, geram 387 cv de potência e torque máximo de 54,5 mkgf. Segundo a Audi, o SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

Salão de Paris 2024 Renault
Diogo de Oliveira/Estadão

Renault 5

O ícone do passado ressurge 100% elétrico e com preço acessível para disputar mercado com modelos chineses. O Renault 5 já está em produção e iniciou as vendas na França durante o Salão de Paris, com arquitetura elétrica das mais modernas na categoria e preço inicial de € 23.990, o equivalente a R$ 146 mil. Ou seja, preço de BYD Dolphin no Brasil. Porém, importado, deverá custar na faixa de R$ 200 mil, chegando como opção ao novo Mini Cooper elétrico, que está em pré-venda no País. Por aqui, o R5 deve estrear dentro de um ano.

Na França, o Renault 5 tem, por enquanto, duas versões disponíveis. A de entrada, que terá pré-venda em breve, são 120 cv de potência máxima e bateria de 40 kWh, com alcance de 312 km no ciclo global (WLTP). Já a versão de topo de linha, disponível no configurador, tem preço de € 29.490 (cerca de R$ 181.900 sem taxas), 150 cv de potência e uma bateria de 52 kWh com autonomia para até 410 km (WLTP). Segundo a Renault, o hatch recupera de 15% a 80% da energia em 30 minutos em carregadores rápidos de corrente direta (DC).

Salão de Paris 2024 Renault
Diogo de Oliveira/Estadão

Renault 4

O icônico Renault 4, um dos modelos mais vendidos da história da marca francesa, está de volta em grande estilo, agora como Renault 4 E-Tech. Depois de ter saído de linha em 1994, o clássico hatch retorna em 2025 totalmente repaginado, com motorização elétrica e uma combinação de estilo retrô e com tecnologias modernas. Agora um SUV compacto, o modelo promete surpreender entusiastas da Renault.

O visual robusto do R4 E-Tech é reforçado pela suspensão alta, caixas de rodas com apliques plásticos e o teto com lona deslizante, mantendo a essência do modelo original. O design clássico dos faróis redondos e lanternas verticais é uma homenagem ao passado, enquanto o interior moderno conta com uma tela digital de 10,1 polegadas e central multimídia de 10 polegadas.

Com duas opções de motor elétrico, o R4 E-Tech traz potências de 122 cv e 150 cv, e baterias de 40 kWh ou 52 kWh, que garantem autonomia de até 400 km na versão mais potente. A plataforma AmpR Small, também usada no Renault 5, promete desempenho ágil e eficiente, com recarga rápida de até 100 kW e a capacidade de funcionar como fonte de energia (V2L). Com preço abaixo de € 20 mil, o novo Renault 4 entra em produção no primeiro trimestre de 2025.

Salão de Paris 2024 Leapmotor
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, comenta o lançamento da Leapmotor, marca chinesa do grupo, na Europa (Diogo de Oliveira/Estadão)

Leapmotor T03

O hatch elétrico chinês fez sua estreia para os europeus no Salão de Paris como um dos carros a bateria mais baratos do continente. Com porte de BYD Dolphin Mini, JAC e-JS1 e Renault Kwid E-Tech, o modelo da Leapmotor tem preço de 18.900 euros (quase R$ 116 mil na conversão direta).

Assim, o T03 fica na mesma faixa de Dolphin Mini e e-JS1, com preços de R$ 119.800 e R$ 126.900. A Stellantis pretende produzir o carrinho na fábrica de Tychy, na Polônia, onde até recentemente era feito o Fiat 500. Desse modo, o Leapmotor T03 pode ficar até mais barato para os europeus. Na China, por exemplo, parte de 49.900 yuans, o equivalente a R$ 39 mil.

Salão de Paris 2024 Leapmotor
Diogo de Oliveira/Estadão

Um pouco menor que o Renault Kwid E-Tech, o T03 é um subcompacto. São 3,62 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,57 m de altura e 2,40 m de distância de entre-eixos. E porta-malas leva 210 litros.

Em relação ao desempenho, o hatch tem motor elétrico dianteiro capaz de gerar 95 cv e 16 mkgf de torque máximo. E bateria de 37,3 kWh. Segundo a Leapmotor, a aceleração de 0-100 km/h leva 12,7 segundos e a velocidade máxima chega a 130 km/h. Já a autonomia varia de 265 km no ciclo combinado até 395 km na cidade, conforme o padrão global WLTP.

Em relação aos equipamentos, a despeito da simplicidade da cabine, o T03 é bem servido. Destaque para os sistemas de assistência à condução semiautônoma nível 2. Bem como para o painel com duas telas, de 8″ para o quadro de instrumentos digital e de 10,1″ para o multimídia. O carrinho da Leapmotor tem ainda teto solar, câmera de ré e rodas de liga leve aro 15.

Salão de Paris 2024 Volkswagen VW
Diogo de Oliveira/Estadão

Volkswagen Tayron

Desenvolvido na China, o novo SUV médio da Volkswagen faz sua avant première na França, durante o Salão de Paris, como carro global. O modelo deve suceder o Tiguan Allspace no mercado brasileiro. Inclusive, tem chances de ter produção local na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Outro detalhe legal no VW Tayron: o SUV já estreia em versão híbrida (HEV) com motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico. Juntos, geram 272 cv de potência máxima e oferecem bom desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos. Tudo isso com um consumo reduzido e menos emissões. Por dentro, o Tayron lembra o novo Tiguan europeu, mas é maior e disponível em versões de 5 e 7 lugares.

Para se tornar um carro vendido em todo o mundo, o Tayron – que estava disponível apenas na China – será feito também nas fábricas da marca em Wolfsburg (Alemanha) e Puebla (México). Dessa forma, o novato tem grandes possibilidades de desembarcar no mercado brasileiro em meados de 2026. Também há chances de o modelo ser produzido no Brasil como um dos SUVs prometidos pela VW para os próximos anos, apesar de ser uma probabilidade mais remota.

Galeria de Fotos do Salão de Paris 2024

Siga o Jornal do Carro no Instagram!



VEJA MAIS

Stellantis cria plataforma de carro elétrico com 1.100 km de autonomia

A Stellantis anuncia mais uma plataforma em seu portfólio. Trata-se da STLA Frame, uma das…

Citroën C3 Aircross zera teste do Latin NCAP; Corolla sedã é rebaixado

Os mais recentes resultados da última rodada Latin NCAP, divulgados na última quarta-feira (20), mostram…

Lando Norris afirma que temporada ‘está decidida’ e prevê brigar pelo título da F1 em 2025

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 21/11/2024 – 18:50 Lando Norris imaginava se dar bem no…