• Home
  • PRINCIPAL
  • Japoneses desmontam carros chineses para entender como são baratos

Japoneses desmontam carros chineses para entender como são baratos

O mercado japonês começa a olhar com mais atenção aos modelos chineses que chegam ao país. Entretanto, não é o interesse do público que os cativa, mas sim uma dúvida pertinente: como a China pode fazer carros tão baratos? A solução para tal pergunta tem movido montadoras japonesas a desmontar modelos vindos do mercado concorrente, por exemplo.

Segundo o jornal japonês Nikkei, alguns modelos chineses, como o BYD Yuan Plus e o NIO ET5, e até o Tesla Model Y feito em Xangai, foram desmontados para investigação, por exemplo. Nem mesmo a sul-coreana Hyundai escapou, e teve um Ioniq 6 desmontado por lá. No último dia 7 de outubro, o Departamento Central de Economia, Comércio e Indústria do Japão, promoveu um seminário sobre tendências da tecnologia de veículos totalmente elétricos.

Carros chineses chamam a atenção pelo baixo custo de produção

Nikkei/Reprodução

Ainda segundo o periódico, cerca de 70 empresas de autopeças da região central do Japão visitaram as instalações de desmontagem. Assim, os grupos aprenderam sobre características da estrutura da carroceria e do design das peças utilizados pelos elétricos chineses. O resultado é de que não é a mão de obra barata a responsável pelo baixo preço.

Contudo, o que torna isso possível é a generalização e a autoprodução de peças. Assim, os japoneses desmontaram 16 modelos de carros chineses em 90.000 peças distribuídas no pátio de um ginásio escolar abandonado na cidade de Mizulang, província de Gifu. Dentre os destaques, um BYD Yuan Plus, considerado barato para os japoneses, cujo destaque era a integração de oito componentes num único módulo, por exemplo.

Nikkei/Reprodução

Com menor peso e custo de produção, bem como o compartilhamento de grande número de peças com outros modelos da marca, fazem do BYD um modelo barato de produzir. Seja como for, a necessidade de alta produção para suprir demanda interna e externa faz do mercado chinês algo digno de nota, algo que os japoneses parecem inclinados a entender.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube




Inscreva-se

Citroën C3 turbo empolga ao volante e tem bom preço, mas vai vender?



VEJA MAIS

Stellantis cria plataforma de carro elétrico com 1.100 km de autonomia

A Stellantis anuncia mais uma plataforma em seu portfólio. Trata-se da STLA Frame, uma das…

Citroën C3 Aircross zera teste do Latin NCAP; Corolla sedã é rebaixado

Os mais recentes resultados da última rodada Latin NCAP, divulgados na última quarta-feira (20), mostram…

Lando Norris afirma que temporada ‘está decidida’ e prevê brigar pelo título da F1 em 2025

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 21/11/2024 – 18:50 Lando Norris imaginava se dar bem no…