O seminovo continua a ser uma opção bastante procurada. Isso porque, em setembro deste ano, o ticket médio de vendas de carros usados no Brasil atingiu R$ 83.273,00. O valor superou o de junho (R$ 81.908,00), além de marcar um recorde anual. O levantamento é do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados, da Auto Avaliar (PVU). Apesar da redução na margem bruta das vendas, que caiu para 10,7% em setembro após alcançar 11,2% em agosto, o mercado de usados mantém ritmo aquecido. O giro de estoque de 34 dias em média, por exemplo, é a menor em anos.
Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, disse que o setor do seminovo continua em crescimento, mesmo em um contexto econômico desafiador. “Mesmo com a queda na margem bruta, vemos uma melhora constante, o que é bastante significativo, considerando as previsões de alta nos juros e a recuperação econômica do País”, afirmou. Ainda em setembro, houve comercialização de 1,026 milhão de carros e comerciais leves usados, um aumento de 13,5% em comparação ao mesmo período de 2022, de acordo com dados da Fenabrave.
Norte e Nordeste se destacam no seminovo
As regiões Norte e Nordeste do País se destacaram, com giros de estoque mais rápidos, de 31 e 28 dias, respectivamente. O Norte também apresentou o maior retorno sobre o investimento (ROI) junto ao Sudeste, com 11%. O Centro-Oeste teve o menor ROI, registrando 9,3%, enquanto a região Sul apresentou margem bruta de 10,8% e giro de 33 dias.
Entre os modelos mais lucrativos, o Toyota Yaris Sedan liderou o ranking em setembro. O valor de venda de um modelo seminovo é de R$ 90 mil e margem bruta de 11,4%. Já o Honda City Hatch ficou em segundo lugar, com preço médio de R$ 111 mil e giro de 33 dias. Fechando o Top 3, o Toyota Corolla manteve bom desempenho. O veículo marcou margem bruta de 9,6% e o menor giro de estoque do mês: 32 dias.
A pesquisa da Auto Avaliar envolveu 2.788 concessionárias conectadas à sua plataforma além 23 marcas de automóveis. Atualmente, a empresa opera em sete países, com mais de 4,2 mil concessionárias e 38 mil lojas independentes conectadas, movimentando US$ 1,4 bilhão anualmente.