A BMW foi pioneira no mercado de carros elétricos ao longo da última década com o i3. Mas, nos últimos anos, a marca bávara deu um salto tecnológico na linha “i”, com modelos cada vez mais poderosos em desempenho e alcance. Esse é um bom resumo para o i5 M60, a inédita versão a bateria do Série 5.
Com mais de 5 metros de comprimento e quase 3 metros de distância entre-eixos, o sedã elétrico é um dos suprassumos que se pode comprar atualmente com muito dinheiro na conta. O preço de R$ 759.950 assusta um pouco, mas, ao entrar na cabine, a sensação é de que a montadora não fez economia. O interior do i5 é altamente tecnológico e rico.
O visual, aliás, é basicamente o mesmo do 530e M Sport, versão híbrida plug-in que custa R$ 579.950. Para quem busca um carro capaz de encarar longas viagens, o Série 5 PHEV faz mais sentido. Afinal, o modelo roda 27,3 km por litro de gasolina segundo o Inmetro. Porém, o elétrico é mais envolvente por fora e ao volante.
BMW i5 M60 tem aceleração fulminante
Um dos pontos altos do i5 é o conjunto elétrico. Embora não seja o novo M5 híbrido, com seus brutos 727 cv e 102 mkgf de torque, o sedã a bateria tem números próximos, bem como um dos maiores alcances entre os veículos elétricos no País. O pacote de baterias tem capacidade de 81,2 kWh e autonomia de 391 km com a carga completa no padrão brasileiro.
Já no ciclo global, conforme a BMW, o i5 M60 roda entre 455 km e 516 km com a bateria 100% carregada. Assim, na prática, é possível rodar muito com o modelo entre as recargas. E não há aquele “medo” de ficar no meio da rua sem carga. Aliás, o carro tem até o modo Max Range, que amplia o alcance desligando recursos como o ar-condicionado e limitando a velocidade máxima em 90 km/h.
Por falar em desempenho, o sedã vem de fábrica com dois motores elétricos síncronos, instalados um em cada eixo. A potência combinada é de 601 cv e o torque máximo instantâneo chega a 83,6 mkgf. Com essa energia, o i5 M60 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 230 km/h. Isso mesmo com 2.305 kg.
Alto luxo e tecnologia a bordo
Embora seja pesado e grandão, o i5 roda leve, é extremamente silencioso a bordo e um exímio fazedor de curvas. Isso porque, além da suspensão adaptativa, o sedã esterça as rodas traseiras. Assim, a sensação ao volante é de controle absoluto. Aliás, o volante de aro mais grosso e base reta traz a letra “M” na base e tem um ajuste altamente direto e preciso.
Contudo, é o luxo moderno que mais impressiona por dentro. O acabamento combina, por exemplo, couro e fibra de com peças translúcidas que lembram cristais. Uma régua no meio do painel tem iluminação dinâmica e muda de cor conforme o modo de condução selecionado. Além disso, nas portas, o sistema de memória dos bancos tem comandos por toque.
Outro acerto da BMW, que se tornou padrão nos carros da marca, são as telas combinadas no topo do painel. O display do quadro de instrumentos tem 12,3 polegadas, enquanto o multimídia tem 14,9″ com gráficos de altíssima resolução. A tela permite ajustar tudo, desde os programas de condução aos assistentes semiautônomos e até a posição dos bancos dianteiros.
BMW i5 vale a compra?
A experiência de acelerar o BMW i5 M60 é fascinante, não apenas pelo poder de aceleração do sedã, mas pelo nível tecnológico que entrega. São tantos dispositivos e recursos de segurança, conforto e conectividade que o motorista leva um tempo até se ambientar. Mas o que se sobressai é realmente o alto nível de luxo dos materiais na cabine e o desempenho voraz.
O carro emite alguns sons de autoria do compositor alemã, Hanz Zimmer, porém, são as arrancadas silenciosas que mexem com os sentidos dos ocupantes. A concorrência aqui é pequena: basicamente temos Mercedes-Benz EQE sedan, a partir de R$ 714.900; Audi e-tron GT, a partir de R$ 769.990; e Porsche Taycan, também na faixa acima dos R$ 700 mil.
Frente aos concorrentes, o BMW i5 é o que tem o estilo mais clássico. Aliás, um detalhe marcante no modelo é a grade frontal com contorno de LED. Ao se aproximar do sedã, ela se acende. Diferente de outros modelos da marca bávara, o novo Série 5 manteve a grade no formato de duplo rim com desenho horizontal – em vez de “vertical”, como visto nos SUVs e alguns modelos recentes, como o M3.
Assim, pelo conjunto da obra, o BMW i5 é tentador. E justifica o preço sendo um dos carros elétricos mais poderosos e tecnológicos do mercado.
PRÓS
Sofisticação e desempenho se destacam no i5, assim como os ajustes dinâmicos, com acelerações rápidas;
CONTRAS
Capô longo e altura do solo deixam sedã vulnerável em lombadas; preço é salgado
FICHA TÉCNICA
BMW i5 M60
Motor: dois elétricos síncronos, um em cada eixo
Potência: 601 cv
Torque: 83,6 mkgf
Câmbio: Automático, uma marcha; tração integral
Bateria: 81,2 kWh
Autonomia: 391 km
Comprimento: 5,06 metros
Altura: 1,50 metro
Largura: 1,90 metro
Entre-eixos: 2,99 metros
Porta-malas: 491 litros
Peso (ordem de marcha): 2.305 kg
Aceleração 0-100 km/h: 3,8 segundos
Preço: 759.950