• Home
  • PRINCIPAL
  • Audi vai mapear estradas para descobrir curvas com ‘S do Senna’

Audi vai mapear estradas para descobrir curvas com ‘S do Senna’

A Audi, em parceria com a Senna Brands, vai mapear estradas pelo Brasil que tenham similaridade com o “S do Senna” presente na pista de Interlagos, em São Paulo. A ideia é sinalizar tais estradas para que, ao passar pelas regiões indicadas, os brasileiros sintam a sensação de percorrer a famosa curva. O anúncio da ação foi feito por meio de um documentário produzido pela marca das quatro argolas em parceria com a Warner Bros Discovery.

“O ‘S’ de Interlagos está trancado em um circuito muito limitado a algumas pessoas”, disse Gerold Pillekamp, head de marketing e comunicação na Audi Brasil ao Jornal do Carro durante o lançamento do projeto. O objetivo, de acordo com Pillekamp, é dar engajamento social à ação da marca. Além disso, trazer engajamento entorno do que “o Senna mais admirava e unia a gente (correr)”, acrescentou.

A marca já encontrou uma das estradas com o “S”. A curva, que tem cerca de 80% de similaridade com o desenho da pista paulistana, está localizada no município de Urubici, em Santa Catarina. Também conhecida como “Sibéria brasileira”, a cidade fica a cerca de 174 quilômetros da capital, Florianópolis.

Divulgação/Audi

“S do Senna” por Ayrton Senna

A história por trás da idealização da curva que compõe a pista de Interlagos não é tão conhecida, embora bastante simbólica. O desenho de “S” no meio da pista, foi uma sugestão do próprio Ayrton Senna, com o intuito de ajudar na construção. A forma proposta era capaz de ligar a Curva 1 com a chamada “Curva do Sol” e o piloto acreditava que assim seria possível percorrê-la em alta velocidade.

Entretanto, apesar da participação direta na proposta e até na construção do trecho, o nome “S do Senna“, não teria agradado o piloto. “Seria muito mais justo batizá-lo de ‘S’ ou Curva do Chico Landi, que abriu as fronteiras do automobilismo mundial para o Brasil e sempre teve muito amor por Interlagos, fazendo o possível para trazer a Fórmula 1 de volta para cá quando foi o administrador do autódromo”. O protesto do piloto está no livro “Ayrton, o herói revelado”, de Ernesto Rodrigues. Chico Landi faleceu em 1989, mesmo ano em que Senna sugeriu a construção da curva.

Inteligência artificial na busca pelo “S do Senna”

Para encontrar em quais estradas brasileiras estão as curvas semelhantes a Interlagos, a Audi fez uma parceria com o estúdio de inovação digital Bolha. O intuito foi criar algoritmos capazes de mapear as curvas nas estradas e calcular o percentual de semelhança. Comprimento, traçado e direção são considerados no cálculo. A ferramenta funciona a partir de diferentes mecanismos, afirma Nagib Nassif Filho, CEO e um dos fundadores do estúdio. “Essa tecnologia, que combina geolocalização, análise de dados e inteligência artificial, permite identificar e sinalizar trechos em diferentes regiões do País”.

Divulgação/Audi

A engrenagem está no documentário “O Legado do S: Mapeando o S do Senna pelo Brasil“, lançado na segunda-feira (23) para anunciar a ação. O filme, além de retratar uma família manauara fã do piloto, é também um convite para a busca de estradas com o famoso “S do Senna”. A filmagem conta com algumas participações especiais, como a de Leonardo Senna, irmão do piloto, e Christian Fittipaldi, piloto brasileiro.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Novo Golf GTI no Brasil? Hatch esportivo ensaia retorno no Rock in Rio



VEJA MAIS

Stellantis cria plataforma de carro elétrico com 1.100 km de autonomia

A Stellantis anuncia mais uma plataforma em seu portfólio. Trata-se da STLA Frame, uma das…

Citroën C3 Aircross zera teste do Latin NCAP; Corolla sedã é rebaixado

Os mais recentes resultados da última rodada Latin NCAP, divulgados na última quarta-feira (20), mostram…

Lando Norris afirma que temporada ‘está decidida’ e prevê brigar pelo título da F1 em 2025

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 21/11/2024 – 18:50 Lando Norris imaginava se dar bem no…