O BYD Song Pro chegou ao Brasil recentemente, mas, na China, já passou por atualização. O SUV híbrido, lançado em sua terra natal em 2019, tem dentre as novidades, visual dianteiro totalmente renovado, cabine reestilizada e nova geração de motorização. Deve chegar às lojas até o fim de 2024.
Visualmente, além de faróis mais finos, o Song Pro adotou para-choque renovado e não tem mais aquela grade avantajada, como no modelo anterior. A régua prateada na base do capô, que liga o conjunto óptico, permanece em cena. As rodas de 18 polegadas ganham novo design. Na traseira, tudo igual.
O habitáculo também tem novidades, como seletor de marchas em cristal, teto panorâmico e saídas de ar traseiras. Ademais, há novo desenho do painel e elementos em prata. Agora, não tem mais a interligação com o console central. Já as saídas de ar-condicionado permanecem intactas. O acabamento das portas muda, com desenho mais simples. E a paleta de cores também ficou mais sóbria no interior. A central multimídia, todavia, também recebeu incrementos.
Motorização atualizada
A motorização também foi atualizada e, agora, o BYD Song Pro conta com o sistema híbrido DM-i de quinta geração. Apesar de seguir com 1,5 litro, o motor aspirado foi reformulado e tem eficiência térmica de 46,06%. Mérito de inovações como ajustes nos dutos de ar, alta taxa de compressão (16:1), sistema de combustão inteligente e lubrificação variável, por exemplo. Na China, roda somente com gasolina, mas, quando vier ao Brasil, a ideia é tornar-se flex. Com isso, a potência deve subir razoavelmente.
Por falar nisso, o SUV híbrido plug-in tem potência total de 215 cv (contando o motor a combustão e o elétrico), 8 cv a menos que antes. São, por fim, duas opções de baterias, com capacidade entre 12,9 kWh e 18,3 kWh.
O BYD Song Pro deve começar sua produção nacional, na fábrica de Camaçari (BA), até o fim de 2024. O SUV, por fim, será o primeiro da marca chinesa feito no Brasil. A princípio, terá processo de montagem com peças importadas e, em 2025, a fabricação completa.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!