A Volkswagen emitiu uma ordem de interrupção de vendas e suspendeu a produção do crossover elétrico ID.4, feito em Chattanooga, no Tennessee, Estados Unidos. O motivo seriam as maçanetas do modelo da VW, defeituosas, e as medidas são válidas enquanto a montadora busca uma solução para o problema, por exemplo. É o que informa o portal americano Automotive News.
Assim, são convocados 98,806 ID4s por conta de maçanetas defeituosas, que não oferecem boa proteção contra água, por exemplo. A falha pode levar a mau funcionamento da placa de circuito impresso se a água vazar, e assim causar um “comando de abertura” na trava da porta enquanto o veículo estiver em movimento.
O recall afeta os ID4s feitos entre 2021-24, e todas as maçanetas estão incluídas. O SUV é o primeiro veículo elétrico de volume da VW e o primeiro crossover elétrico vendido nos EUA. No Brasil, o modelo também é ofertado pela Volkswagen, mas apenas mediante a assinatura de um plano de aluguel, através do programa “Sign & Drive”.
VW procura solução para defeito no ID.4
Além disso, o recall também afeta os ID4s que foram construídos em Zwickau, Alemanha, de acordo com documentos publicados no banco de dados de recall da Administração Nacional de Segurança Rodoviária americana (NHTSA). A produção para o mercado dos EUA mudou de Zwickau para Chattanooga em 2022.
A VW ainda não tem uma solução para o problema, e afirmou em um comunicado que interromperá temporariamente a produção do ID4 em sua fábrica no Tennessee até que um reparo esteja disponível. A declaração também disse que a marca licenciará 200 funcionários na fábrica a partir de 23 de setembro. Por fim, Andrew Savvas, chefe de vendas da VW nos EUA, disse ao portal americano que a montadora planeja ter uma solução efetiva para o problema até o início de 2025.
O Jornal do Carro também está no Instagram!