A sueca Volvo promete movimentar o mercado automotivo internacional nos próximos dois anos. Isso se deve à intenção da montadora em lançar pelo menos 10 novos modelos até 2026, incluindo reestilizações de modelos atuais e veículos inéditos, por exemplo. A nova estratégia da marca foi definida como “bastante agressiva” por Jim Rowan, CEO da empresa, e Bjorn Annwall, diretor comercial.
O primeiro dessa lista de lançamentos da marca é o SUV elétrico EX90, cuja produção já começou nos EUA, por exemplo. Em seguida chega o EX60, que atuará como substituto do atual XC60, e tornando-se concorrente de modelos como o Tesla Model Y. Além disso, espera-se que o modelo utilize a plataforma SPA3 e usará motores de alta eficiência, em busca de números como 93% de eficiência frente os motores anteriores.
Há mais novidades a caminho, entretanto. O sucessor do EX40, antigo XC40 Recharge, está nos planos e deve reforçar a linha de SUVs 100% elétricos da marca. Além disso, é possível também a chegada do EV60 Cross Country, a fim de agradar os que queiram uma roupagem mais aventureira, por exemplo. Quem fecha a lista por ora é o sedã ES90, que deverá brigar com nomes de luxo como Audi, BMW e Mercedes.
Entretanto, não só de elétricos viverá a Volvo. A marca sinalizou, durante o lançamento do SUV XC90 2025, que “acompanhará o mercado” e apostará também em híbridos. As versões atualizadas de nomes como XC60 e XC90 PHEVs prometem mais autonomia elétrica, bem como o uso de motores elétricos de maior eficiência.
O Jornal do Carro também está no Instagram!