A fábrica da Renault na Argentina, localizada na cidade de Córdoba, será responsável por produzir a nova picape da marca. Conforme anunciou a francesa, US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão) serão investidos para iniciar a produção do modelo Niagara, ainda inédito. O Brasil está cotado como um dos principais países de destino para a picape. Afinal, 70% da produção da fábrica será para exportação.
A picape Niagara tem inspiração no conceito homônimo apresentado no ano anterior. Ou seja, uma picape com 500 quilos de carga. Não à toa, o modelo rivaliza diretamente com Chevrolet Montana e Fiat Toro. O investimento representa o projeto mais importante da história da marca no país vizinho, conforme classificou a própria Renault. Espera-se que o modelo chegue às ruas entre 2026 e 2027.
A futura Renault Niagara vai usar a mesma arquitetura modular CMF-B, que estreou recentemente no Brasil com o SUV compacto Kardian – e que está no novo Duster. A plataforma comporta modelos de 4 a 5 metros de comprimento, com medidas que variam de 2,60 m a 3 m de entre-eixos. Além disso, há chance de a nova picape oferecer tração dianteira ou 4×4.
Em relação aos conjuntos mecânicos, a Niagara deverá ter motores só a combustão. Ou seja, à gasolina ou flex. Mas também é certo que a picape terá opções eletrificadas. No Brasil, há duas variantes da plataforma que são testadas: híbrida leve de 48 volts e híbrida completa (HEV), com motores flex e elétrico, tal como o Toyota Corolla.
Nissan terá irmã da Renault Niagara
Conforme o Jornal do Carro antecipou há alguns meses, a Nissan também se prepara para apresentar uma versão parecida do projeto encabeçado pela Renault. O que se sabe é que, apesar da mesma base, cada picape terá seu design próprio. O mesmo acontece com a Alaskan (Renault) e Frontier (Nissan), que são produzidas em solo portenho.
O modelo da marca japonesa também terá produção na fábrica de Córdoba, e poderá rivalizar com RAM Rampage e Fiat Toro, conforme afirmou Guy Rodriguez, Presidente da Nissan América Latina, em junho, em conversa com jornalistas na sede da marca, em São Paulo.
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