veja o que muda e seu futuro no Brasil

Apesar de não fazer muito sucesso no Brasil, o VW Taos é bastante popular nos EUA, onde vendeu cerca de 60 mil unidades no ano passado. Desse modo, nada mais justo que o modelo tenha recebido seu primeiro facelift no mercado norte-americano. Além do visual renovado, o SUV recebeu ainda melhorias no interior e um motor mais potente. 

Em termos de design, o Taos traz uma grade dianteira mais fina ladeada por novos farois de LED. A faixa luminosa que interliga as peças foi mantida, mas agora fica na parte de cima, e não no centro da grade. Também ganhou um para-choque mais agressivo, com uma enorme entrada de ar com moldura em formato hexagonal. 

Volkswagen/Divulgação

Na traseira, as mudanças são mais discretas, mas, assim como na frente, há uma barra de LED que une as lanternas. O logo da VW agora é iluminado, padrão que também vai figurar na nova geração do Tayron (com mais evidência), mostrada recentemente em teasers. Novas cores e rodas completam o visual.

VW Taos
Volkswagen/Divulgação

Por dentro do novo Taos

 Passando para as novidades da cabine, o Taos recebe um novo painel e acabamentos diferentes. Um dos destaques é a nova tela flutuante da central multimídia de 8”, que substitui a antiga de 6,5”. O quadro de instrumentos digital também tem 8”. Outras melhorias incluem o aprimoramento do isolamento acústico, controles de climatização por controles sensíveis ao toque e a opção de revestimento de couro azul escuro na versão topo de linha.

VW Taos
Volkswagen/Divulgação

Já a lista de equipamentos traz uma série de sistemas de condução semiautônoma. Controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego, assistente de manutenção em faixa e alerta de tráfego cruzado são alguns dos itens disponíveis.

VW Taos
Volkswagen/Divulgação

Motor e desempenho

Sob o capô está o motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina que também passou por revisões. Há novos injetores de combustível, aneis de pistão revisados, uma carcaça do turbo modificada, intercooler maior e um novo filtro de combustível. Assim, a potência subiu de 160 cv para 176 cv.

Além disso, o câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas, que estava disponível nas versões com tração integral 4Motion, dá lugar a um câmbio automático tradicional de oito marchas. Essa caixa agora é de série em toda a linha do SUV. As vendas nos EUA começam ainda neste ano. Os preços ainda não foram divulgados mas, de acordo com previsões, o novo Taos deve ter preço inicial na casa dos US$ 25 mil (cerca de R$ 140 mil na conversão direta).

VW Taos
Volkswagen/Divulgação

E no Brasil?

O futuro do Taos ainda é incerto no mercado brasileiro. O modelo atual vendido aqui vem da Argentina, diferentemente do versão norte-americana, fabricada no México. Mas segundo o presidente da VW Argentina, Marcellus Puig, os planos mudaram. “Estamos repensando tudo”, afirmou o executivo durante entrevista no mês passado. 

Além disso, disse se tratar de um momento difícil, mas a possibilidade do retorno do projeto ainda existe. “Neste ano de crise, suspendemos o desenvolvimento do Taos para rever os custos. Mas os planos são continuar produzindo o SUV por aqui. Depois do final do ano, voltaremos a conversar”, afirmou.

Desse modo, a estreia do Taos reestilizado no Brasil irá, no mínimo, atrasar. Contudo, com os planos de investimento da marca alemã e o anúncio de modelos inéditos no País, o Taos parece não ser uma prioridade para a VW no momento.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube


Inscreva-se

Novo Golf GTI no Brasil? Hatch esportivo ensaia retorno no Rock in Rio



VEJA MAIS

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…

Novo Nissan Leaf elétrico já roda em testes e chega em 2025

O Nissan Leaf, um dos primeiros carros elétricos, está se reinventando. Após perder espaço para…