Pirelli e Bosch resolveram firmar acordo para tornar realidade a fabricação de pneus inteligentes. Desse modo, ambas as empresas trabalham no desenvolvimento de novas soluções que, por meio de sensores integrados aos componentes (conhecidos como sensores no pneu), podem realizar monitoramento e, consequentemente, aprimorar a segurança dos carros.
Para quem dirige, isso significa mais segurança, conforto e aprimoramento na dinâmica de condução. Em síntese, o Pirelli Cyber Tyre é o primeiro sistema do mundo baseado em pneu com sensores integrados que coletam dados e os transmitem ao veículo para serem processados em tempo real.
A Bosch já desenvolveu um aplicativo ESP adaptado aos pneus Pirelli em um projeto conjunto com a Pagani. A tecnologia Pirelli Cyber Tyre – em teste no hipercarro Utopia Roadster – transmite informações importantes do pneu para a unidade de controle ESP. Isso permite o uso ideal das propriedades individuais e do desempenho dos componentes, gerando assim condições de direção personalizadas. Bosch e Pirelli querem trabalhar a ideia longo prazo.
A Bosch contribui com sua expertise em hardware e software de nível de sistema para a cooperação de desenvolvimento. A empresa também é líder em tecnologia de sensores MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems). Além disso, desenvolve e fabrica sensores de pressão de pneus usando o padrão BLE (Bluetooth Low Energy).
Ao unir essa expertise com as tecnologias de dispositivos de pneu da Pirelli – hardware e software, algoritmos e modelagem de pneus – será possível coletar, processar e transmitir dados em tempo real. Assim, é possível fornecer parâmetros para o sistema de controle eletrônico do veículo, usando BLE com consumo de energia muito baixo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!