Não é de hoje que se fala sobre o SUV Bigster, versão de 7 lugares do Duster. O modelo já teve multiplas estimativas de lançamento, e a última era prevista para esse ano. Agora, entretanto, o utilitário esportivo fará sua chegada oficial durante o Salão de Paris, que acontece durante os dias 14 a 20 de outubro, na capital da França.
Previsto para ser a maior atração da romena Dacia no salão, subsidiária Renault, pode-se esperar um SUV sobre a mesma plataforma CMF-B do Duster, aproveitando a dianteira até a coluna B do irmão Duster. Da coluna B em diante, esperaram-se portas traseiras maiores, para facilitar o acesso à terceira fileira de bancos, por exemplo, compensando a base necessariamente mais longa.
Algo semelhante já existe no VW Tiguan Allspace, por exemplo. O modelo deverá ter colunas D grandes, que contrastam com o visual “clean” da parte traseira, mas reforçam a proposta “parruda” do desenho.
SUV Bigster deve partilhar conjunto mecânico com Duster
Em termos de motorização, Bigster e Duster também vão compartilhar praticamente tudo. Isso inclui a unidade híbrida E-Tech, formada pelo conjunto 1.6 a gasolina aspirado de 94 cv atrelado a um elétrico de 49 cv. Neste caso, potência total de 140 cv. Entretanto, é pouco provável que vejamos o SUV Bigster por aqui sob o nome Renault, uma vez que a marca possui outros planos para o mercado nacional.
Mesmo assim, o modelo deverá ser uma resposta de classe superior a outro modelo de sete lugares da Dacia: o Jogger. Por fim, completam o visual da projeção acima maçanetas embutidas no alto das portas, favorecendo um visual mais limpo e moderno ao modelo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!