Na semana passada, durante o evento que apresentou o 208 renovado (leia mais), a Peugeot deixou claro que o hatch e-208, com facelift, não chegará ao Brasil. O papo de eletrificação veio à tona em meio às perguntas e respostas dos jornalistas, ao fim da coletiva de imprensa. Após uma das questões, Rafael Filon, gerente de marketing de produto da marca, deixou claro que o hatch com motor elétrico não voltará à ser vendido no País.
Sem grandes alardes, o hatch elétrico saiu de cena recentemente. É tanto que não aparece mais no site da Peugeot. “O e-208 está fora de linha e não volta ao catálogo da Peugeot no Brasil, porque a ideia é ter apenas uma opção elétrica para carros de passeio. No caso, o e-2008 (ainda sem preço no País)”, aponta o executivo. Filon adianta que o hatch receberá motorização híbrida no futuro. Porém, o elétrico está fora de cogitação no mercado nacional por “questões de estratégia da marca”, diz.
Vale recordar que o modelo chegou ao Brasil, importado de Trnava, na Eslováquia (e não da Argentina, como a versão a combustão), no fim de setembro de 2021 custando R$ 244.990. Depois de altas e baixas, recentemente, ultrapassava pouco a barreira dos R$ 200 mil. Afinal, além de se distanciar em preço do irmão e-2008 (à época, de R$ 259.990), o modelo precisou driblar a concorrência chinesa. Entretanto, o jeito foi sair de cena.
O que perdemos?
Já vendido no Velho Continente, o hatch elétrico renovado segue as linhas do modelo a combustão, com pinceladas no visual, novas rodas e equipamentos extras. Na França, tem preços entre 32.080 euros (R$ 198,8 mil, na conversão direta) e 37.130 euros (R$ 230 mil), dependendo da versão. As motorizações elétricas se dividem entre 136 cv (a mesma do modelo até então vendido no Brasil) e 156 cv. As baterias são de, respectivamente, 50 kWh e 51 kWh.
A estética segue o modelo a combustão, com nova grade, luzes com novo contorno e 100% de LEDs (dependendo da configuração), bem como novo logotipo e, agora, há três filetes de LEDs de cada lado do para-choque. O detalhe, para a Peugeot, simboliza garras de leão. Atrás, destaque para as novas lanternas, com filetes na horizontal.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!