Nesta semana, o Latin NCAP – programa que avalia a segurança de veículos novos vendidos na América Latina e no Caribe – divulgou os resultados dos testes de impacto feitos com a Chevrolet Montana. Produzida no Brasil, a picape teve uma nota mediana, alcançando três estrelas na pontuação geral entre as cinco possíveis.
A falta de alguns itens de série, além de uma avaliação não tão boa na proteção de crianças prejudicou a classificação do modelo. Assim, o veículo atingiu 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança.
Avaliação do Latin NCAP
A picape compacta passou por testes de impactos frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, assistência à velocidade e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Apesar dos bons resultados na proteção de adultos, o índice para crianças foi considerado baixo. O motivo foi a posição recomendada pela Chevrolet para as cadeirinhas, voltada para a frente. De acordo com a entidade, essa prática não está de acordo com as recomendações globais, de que os dispositivos devem ficar voltados para trás. Dessa forma, o sistema de retenção infantil não foi capaz de evitar a exposição do tórax e do pescoço.
Por fim, a nota mediana em Sistemas de Assistência à Segurança se deu porque o veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência nem como opcional. Isso limitou atingir a pontuação máxima. O Latin NCAP informa ainda que a avaliação da Montana ocorreu por decisão voluntária da montadora.
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