A Audi anunciou o começo da pré-venda do SUV elétrico Q6 e-tron no Brasil. O modelo virá nas versões Performance e Performance Black, excluindo a versão esportiva SQ6, por exemplo. A pré-venda do modelo, que começa neste mês de setembro, trás também o preço de R$ 529.990, tornando-o mais barato que o Q8 e-tron.
Ambas têm tração integral Quattro e nenhuma alteração mecânica entre si. O modelo usa a nova plataforma elétrica premium (PPE), também existente na irmã Porsche, por exemplo. O conjunto é alimentado por uma bateria de 100 kWh, capaz de uma autonomia de 411 km, já no ciclo do Inmetro. A arquitetura de 800 V permite picos de carregamento em 70 kW em corrente contínua, permitindo carga de 10% a 80% em 30 min.
Entretanto, caso o carregador não seja tão potente, o sistema divide a bateria em duas partes, de 400 V cada. Assim, dois motores movem o SUV, um síncrono no eixo dianteiro e outro assíncrono no traseiro. No total, são 387 cv totais e 54,55 mkgf em ambos, capazes de ir de 0 a 100 km/h em 4,9 s.
Audi Q6 e-tron tem visual parecido com SUV Q5
O modelo tem visual que remete ao atual Audi Q5, até com os mesmos faróis finos Full LED Matrix, por exemplo. Até a grade traz a lembrança, mas diferenciada por tratar-se de um elétrico, e por isso, a peça é fechada na dianteira. Um grande aplique em preto brilhante acompanha a grade, que desaparece em cores escuras, mas evidencia-se em tons claros, no entanto.
Na traseira, outra lembrança do Q5: a barra de LED que atravessa a parte de trás, e que pode avisar outros motoristas através de mensagens, ou sinais de alerta. O SUV mede 4,77 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,68 m de altura e 2,89 m de entre-eixos. Além disso, seu porta-malas tem 526 litros (1529 litros com os bancos rebatidos), mais os 64 litros do espaço na dianteira.
Painel tem telas “flutuantes”
Por dentro, um conjunto de telas se estende por todo o painel, composto por um quadro de instrumentos tem 11,9’’ integrado à central multimídia de 14,5’’. Segundo a marca, durante a noite, o conjunto curvo, junto da iluminação interna, parece “flutuar”. Nem mesmo o carona fica de fora, com uma tela de 10,9″, mas com sistema de privacidade, impedindo que o motorista se distraia com a tela, por exemplo.
Além disso, o Q6 e-tron conta com ar condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista e acabamento em couro ou material sintético. Há também porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free, suspensão esportiva S, teto solar panorâmico espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, anti-ofuscantes e com memória.
Quando o assunto é segurança, há oito airbags (dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina), assistente de troca de faixa, alerta de tráfego cruzado, câmeras 360°; controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma, park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro. Na versão Black, há head-up display, sistema de som Bang&Olufsen 3D de 16 alto-falantes, pedaleiras em aço inoxidável e emblemas ‘S’ espalhados por todo veículo, desde os bancos até a soleira da porta. Por fim, há ainda rodas de alumínio Audi Sport de 21″, contra as originais, com 20″.
O Jornal do Carro também está no Instagram!