Depois de alguns flagras na China, a BYD finalmente revelou o Seal 06 GT durante o Salão de Chengdu na última semana. O hatch elétrico chega às lojas no final de setembro, mas já está em pré-venda no país. Os preços variam de 150 mil yuan a 200 mil yuan – entre R$ 119 mil e R$ 159 mil na conversão direta. Ou seja, a versão de entrada custa o equivalente a um Volkswagen Polo Highline, que sai por R$ 121.990, por exemplo.
Baseado no conceito Ocean-M, mostrado em abril no Salão de Pequim, o Seal 06 GT tem como chamarizes o desempenho esportivo e as mais avançadas tecnologias da marca. As vendas internacionais devem começar no início de 2025. O Brasil é um forte candidato a receber o modelo, já que a BYD tem uma estratégia de lançamentos agressiva por aqui. Nesta semana desembarca no País o Yuan Pro, enquanto em outubro chega a picape Shark.
Como é o Seal 06 GT
O Seal 06 GT tem uma pegada esportiva para brigar com hatches elétricos como Volkswagen ID.3 GTX ou Fiat 500e Abarth em mercados internacionais. Com base na nova plataforma 3.0 Evo, tem duas versões com tração traseira, com um motor de 218 cv e 31,6 mkgf ou 225 cv e 33,6 mkgf. Há ainda uma opção com tração integral equipada com motor de 150 cv na frente e de 272 cv atrás, o que garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Apesar de ter alguma semelhança com o sedã Seal vendido no Brasil, o hatch traz diferenças fundamentais, como desenho dos faróis e do para-choque dianteiro e capô menos vincado. Já a traseira é similar à do conceito, mas traz um para-choque mais discreto e exclui o enorme aerofólio presente no protótipo. Um difusor proeminente, entretanto, destaca sua esportividade.
Por dentro, o modelo traz um visual moderno, com opções de revestimentos nas cores branca ou azul. Para deixar o motorista bem informado, há um painel de instrumentos de LCD com 10,25”, um head up display de 12” e a famosa central multimídia giratória de 15,6”. Também estão inclusos carregador de celular por indução e um avançado sistema de gerenciamento do carro em 3D com comandos de voz.
Em termos de tamanho, o carro tem 4,63 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,49 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. A bateria é a já famosa Blade, com capacidade de 59,5 kWh ou 72,9 kWh. Assim, as autonomias chegam a 505 km, 550 km ou 605 km, de acordo com a versão – e com o generoso ciclo de medição chinês. Com essas características, o Seal 06 GT fica acima do Dolphin.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!