O disputado mercado automotivo indiano é vasto, e isso se traduz em modelos cujas versões nunca apareceram no Brasil, por exemplo. Um deles é a versão alongada do SUV compacto Hyundai Creta, por lá chamado de Alcazar ou Grand Creta (dependendo do mercado). Com 7 passageiros, o modelo ganhou recentemente um visual renovado, herdado do Creta, mas com alguns itens exclusivos.
Começando pela dianteira, a Hyundai reformulou completamente o conjunto, com as luzes dianteiras divididas, e o farol que imita o formato da letra H, por exemplo. A grade dianteira é a mesma encontrada no modelo de cinco lugares, mas itens como os elementos internos do para-choque e a assinatura luminosa em LED são exclusivos.
Na traseira, as lanternas são interligadas por uma peça inteiriça, uma barra vermelha iluminada. Além disso, a tampa do porta-malas também foi redesenhada, agora mais reta e lisa, enquanto o para-choque recebeu itens elementos prateados e manteve a saída dupla de escapamento. Há também novas rodas, de 18 polegadas.
Contudo, por lá o Creta de sete lugares utiliza a mesma interna do irmão menor. Assim, recebe painel de instrumentos digital integrado à central multimídia (ambos com 10,25” cada), além de equipamentos como monitor de ponto cego, controle de estabilidade, teto solar panorâmico e ventilação para os bancos dianteiros, por exemplo. Dependendo da versão, o Alcazar pode ter seis lugares e um console central, para carregar celulares, ou mesmo três assentos atrás, totalizando 7 lugares.
Hyundai Creta de 7 lugares é ligeiramente maior
Com teto ligeiramente mais alto e plano que o do Creta, o modelo manteve sua estrutura. o Alcazar mede 4,50 metros de comprimento e 2,76 metros de entre-eixos, medidas ligeiramente maiores que o Creta comum, por exemplo. Na Índia, o SUV traz um 1.5 turbo de 160 cv, ou 1.5 CRDi turbodiesel de 116 cv. Ambos tem três opções de transmissão: manual de 6 marchas, automatizada de 7 velocidades com duas embreagens ou automática convencional de 6 marchas.
Flagrado recentemente em testes na Rodovia dos Imigrantes, a expectativa é de que o SUV de cinco lugares estreie no Brasil ainda neste ano. Já o Alcazar não está previsto para o País, mas seria uma briga interessante contra outros modelos de 7 lugares a venda por aqui.
O Jornal do Carro também está no Instagram!