relembre as gerações do sedã esportivo

Na década de 1970, os veículos esportivos tinham uma única missão: serem mais rápidos, sem se preocupar em levar mais de um passageiro. Ao mesmo tempo, um sedã estava muito mais focado em transportar confortavelmente 4 ou mais pessoas, enquanto o desempenho dinâmico e a velocidade não eram prioridades. A BMW mudaria essa realidade em 1980, com o que se tornaria o sedã M5.

M535i, prólogo do M5

Wheelsage/Reprodução

Quando o BMW M535i foi lançado em 1980, ele uniu mundos que, até então, estavam separados: direção esportiva, conforto e elegância, tudo isso nas dimensões do BMW Série 5, um sedã premium de classe mundial. Uma ideia revolucionária, pois naquela época os motores mais potentes eram reservados para sedãs de superluxo, coupés ou carros esportivos tradicionais. O novo modelo topo de linha da Série 5 (E12) da BMW seguiu seu próprio caminho: ser o primeiro modelo de alto desempenho na marca.

1984: BMW M5 (E28S)

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Surpreendida pelo sucesso do M535i, a marca logo iniciou o desenvolvimento para lançar, em 1984, outro M535i baseado no E28. Sucessor do E12, antes da chegada da primeira geração do BMW M5 (o E28S) naquele mesmo ano. O modelo tinha o motor de seis cilindros em linha, 3,5 litros e 286 cv, que também havia sido testado em corridas e muito similar ao do superesportivo BMW M1.

Com um coletor de admissão com borboletas individuais para cada um dos 6 cilindros, o motor impulsionava o M5 de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, com velocidade máxima de 245 km/h. Assim, o primeiro BMW M5 se tornou o sedã de quatro portas de produção em série mais rápido da história.

1988: BMW M5 (E34S/E34/5S)

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Com a chegada do Série 5 E34, foi preparada também a segunda geração do M5 (E34S) em 1988, marcando um aumento de potência e desempenho. O motor de seis cilindros em linha, agora 3,6 litros, alcançou 315 cv; o suficiente para levar o M5 pela primeira vez até os 250 km/h. Uma atualização desse veículo em 1992 (conhecida como E34/5S) aumentou a cilindrada para 3,8 litros, e a potência chegou a 340 cv. Desde 1992, também estava disponível em uma versão Touring, e nessa variante de carroceria foram produzidas pouco menos de 900 unidades, tornando-o muito valorizado.

1998: BMW M5 (E39S)

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A subsidiária esportiva da BMW AG, renomeada como BMW M GmbH em 1993, manteve-se fiel à sua tradição com a terceira geração do M5, apresentada em 1998. O BMW M5 E39S compartilhava todas as características de estilo de seus precursores. No entanto, sob o capô deste novo veículo encontrava-se um motor V8 com cinco litros, que entregava 400 cv e 500 Nm de torque. Enviados para as rodas traseiras por meio de uma caixa de câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima deste novo BMW M5, que levava 5,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h, ficava limitada eletronicamente a 250 km/h.

2005: BMW M5 (E60/E61)

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A quarta geração do BMW M5 (o E60) trouxe novamente o mundo do automobilismo para o modelo. A marca confiou em um motor V10 com cinco litros de cilindrada, próximo em seu conceito ao motor BMW P84 da Fórmula 1, utilizado pelo Williams FW27. O motor V10 atingia sua potência máxima de 507 cv a impressionantes 7.750 rpm, por exemplo.

Este motor de quatro válvulas por cilindro acelerava a quarta geração do BMW M5 de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Pela primeira vez, os condutores do M5 podiam desativar o limitador de velocidade adicionando o pacote M Driver, o que permitia ao sedã alcançar uma velocidade máxima de 305 km/h.

Além disso, outro elemento adicionado foi a caixa de câmbio sequencial M (SMG) com sete marchas e o sistema Launch Control para obter a máxima aceleração a partir de um total de imobilização. Este BMW M5 também esteve disponível na versão Touring (E61) a partir de 2007.

2011: BMW M5 (F10M)

Wheelsage/Reprodução

A quinta geração do M5 (F10M) entrou em cena em 2011. Como substituto do motor V10, esta versão montava um V8 de 4,4 litros TwinPower Turbo que permitiu ao sedã superar novamente a geração anterior. O novo M5 agora desenvolvia quase o dobro da potência (560 cv) do M5 original. Seu torque máximo de 680 Nm também era o dobro do oferecido pelo E28S, que tinha 340 Nm.

A tecnologia BMW M TwinPower Turbo permitiu ao último M5, com uma transmissão de dupla embreagem M de sete marchas, passar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos, e uma velocidade máxima de 315 km/h. As melhorias continuaram em 2013 com o Pacote de Competição para o M5, que elevou a potência para 575 cv. Em 2014, chegou o modelo da edição especial 30 Jahre M5 (30 anos de M5), limitada a 300 unidades, que gerava 600 cv e prestava homenagem ao M5 E28S original.

Em 2016, começaram as vendas da edição especial M5 Competition Edition, limitada a 200 unidades, com 600 cv de potência.

2017: BMW M5 (F90)

BMW/Divulgação

No BMW M5 (F90), a BMW M GmbH escreveu o próximo capítulo em uma história de sucesso. Para isso, continuava a utilizar o motor V8, embora pela primeira vez associado a uma tração integral inteligente M xDrive, que permitia transmitir com maior eficácia os 600 cv e 750 Nm, alcançando de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada).

Posteriormente, chegou a versão Competition (acima), com 625 cv, que reduzia para 3,3 segundos no 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de 305 km/h. E como topo de gama, o CS, que alcançava 635 cv e conseguia reduzir o tempo para 3 segundos na mesma prova de aceleração.

2024: M5 (G90/G99)

BMW M5
BMW/Divulgação

O M5 entra em uma nova era. Com 40 anos de história, o lendário sedã de alta performance chega à sua sétima geração. E o modelo executivo da marca conta pela primeira vez com um sistema de propulsão híbrido plug-in M HYBRID, que fornece ao novo M5 uma potência máxima de 727 cv e um torque máximo do sistema de 1.000 Nm, por exemplo.

O motor a combustão se beneficia da tecnologia M TwinPower Turbo, de um coletor de escape cruzado e de uma separação otimizada do óleo. Desenvolve uma potência máxima de 585 cv e um torque máximo de 750 Nm. A potência máxima do motor elétrico é de 197 cv. Tem um torque nominal de 280 Nm, mas uma etapa de pré-engrenagem permite aumentar o torque efetivo na entrada da transmissão até 450 Nm. O novo BMW M5 já iniciou sua produção na fábrica de Dingolfing, mas ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.

Por fim, meses depois do BMW M5 sedã como novidade, essa tecnologia chegará ao novo BMW M5 Touring nos mercados que oferecem essa versão. A variante Touring retorna à família BMW M após o último modelo lançado em 2007. Dessa forma, completam-se 40 anos de história da BMW M em sedãs executivos, com o foco na tecnologia M HYBRID e a reintrodução do BMW M5 Touring.

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