A Volkswagen confirmou a produção de dois novos carros em sua fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) em 2025. De acordo com informações da companhia, os novos produtos são fruto de um investimento de R$ 13 bilhões anunciado nesta sexta-feira (23) para suas três fábricas no Estado. Seja como for, o aporte faz parte do total de R$ 16 bilhões de investimentos no País conformados pela VW em fevereiro deste ano.
Conforme adiantado pelo Jornal do Carro, um dos modelos será um novo SUV compacto, do porte de rivais como Renault Kardian e Fiat Pulse, que será fabricado na planta da Volkswagen em Taubaté, no Vale do Paraíba. Já outros dois modelos, previstos para a fábrica da Anchieta serão híbridos. Segundo os colegas da Autoesporte, tais modelos já existem na China como Tayron e Tayron X, por exemplo.
Os novos modelos chineses substituiriam os atuais Taos e Tiguan, oferecendo as carrocerias SUV e SUV Cupê de um mesmo produto, algo já existente na Audi, por exemplo. Assim, eliminando os atuais SUVs, a VW removeria da Argentina o Taos, produzido por lá, e impediria a importação do Tiguan, que pode terminar substituído pelo Tayron nos mercados americano e canadense, bem como o mexicano.
Plataforma VW MQB-Hybrid usará motor 1.5 TSI
Nascido em 2018, o Tayron chinês está próximo de receber uma segunda geração, e pode vir ao País em duas variantes distintas. Sob o capô, o motor 1.5 TSI Gen III de ciclo Miller atuará junto de outro motor elétrico. Algo previsto com a nova plataforma modular híbrida MQB-Hybrid, por exemplo. Atualmente a marca utiliza o conjunto 1.4 TSI, mas o novo 1.5 TSI deve substituí-lo em algum momento.
Por fim, é possível que o Tayron TSI chegue ao Brasil em duas versões. Sendo uma delas micro-híbrida (MHEV) de 48 volts, com 160 cv e 25,5 mkgf de torque. E outra híbrida plug-in (PHEV) de 204 ou 245 cv, assim como no mercado Europeu, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!