• Home
  • PRINCIPAL
  • ‘Tesla brasileira’, Lecar vai fabricar carro híbrido no ES

‘Tesla brasileira’, Lecar vai fabricar carro híbrido no ES

Com um projeto ambicioso, o empresário capixaba Flávio Assis anunciou nesta semana que sua montadora Lecar terá uma fábrica no Brasil. O complexo ficará na cidade de Sooretama, no Espírito Santo, a 119 km da capital Vitória. A localização é considerada estratégica por ficar a 25 km do aeroporto de Linhares e a 100 km do complexo portuário do Estado, que é responsável por 23% das exportações e importações do País.

Com início das operações previsto para agosto de 2026, a fábrica terá 100 mil metros de área construída. A capacidade de produção prometida é de 120 mil carros por ano e haverá ainda uma pista de testes no local.

De acordo com informações da empresa, os investimentos serão de R$ 870 milhões, divididos em R$ 240 milhões para as obras de instalações e R$ 630 milhões em automações para linha de montagem. Além de recursos próprios, o empresário receberá aportes de investidores privados. Entretanto, a fabricante busca também financiamentos de bancos públicos e privados. Seja como for, a empresa terá isenção e benefícios fiscais referentes à construção e funcionamento por um período de 10 anos.

Lecar/Divulgação

Qual será o primeiro carro da Lecar?

Desse modo, o primeiro carro que sairá das linhas de montagem nacionais será o Lecar 459, um sedã híbrido que vai usar um motor flex para carregar um gerador que vai alimentar o propulsor elétrico, responsável por tracionar as rodas. Este último terá origem chinesa, feito pela Hepu Power, e terá 163 cv de potência. Por sua vez, a bateria de ferro-lítio com 18,4 kWh virá de outra chinesa, a Winston. Já o motor a combustão será fornecido pela Horse, joint venture entre Renault e Geely que já anunciou intenções de fazer carros no Brasil.

O modelo, entretanto, ainda está na fase de desenvolvimento e ainda não existe nem em forma de protótipo, por exemplo. A meta é ter uma unidade para os primeiros testes a partir de fevereiro do ano que vem. Quando chegar ao mercado, o preço do sedã deverá ficar na casa dos R$ 150 mil.

Quando anunciou seu projeto de ter uma montadora nacional, Assis tinha a intenção de construir o primeiro veículo elétrico nacional. Contudo, os planos mudaram. “Ao longo do período de desenvolvimento, dos testes feitos e estudos internacionais já publicados, chegamos à conclusão de que o carro híbrido é mais vantajoso para a sociedade do que o elétrico em diversos quesitos, o que nos fez redirecionar nosso posicionamento e os planos para o mercado. A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol com tração 100% de motor elétrico proporcione 1.000 km com 30 litros de etanol”, diz o empresário.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

VW Amarok 2025 é “ano 2010” com motor V6 e novo multimídia

O Jornal do Carro está no Youtube


Inscreva-se



VEJA MAIS

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…

Novo Nissan Leaf elétrico já roda em testes e chega em 2025

O Nissan Leaf, um dos primeiros carros elétricos, está se reinventando. Após perder espaço para…